Ementa/Descrição: |
Como organizar um seminário. A situação do ensino de Ciências no Brasil. Tendências e estratégias atuais do ensino: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); contextualização; competências e habilidades; ensino por abordagem temática; ensino por problemas e projetos. Papel da experimentação e da história da ciência no ensino da química. Propostas curriculares de Química para o Ensino Médio. Estudos sobre Concepções alternativas, modelos mentais e mapas conceituais. Planejamento: Plano de Ensino, Plano de Aula e Projeto Pedagógico. Diretrizes curriculares Nacionais e Parâmetros curriculares Nacionais para o ensino fundamental (Ciências) e médio (primeiro ano do ensino médio). O Professor Pesquisador no Ensino de Ciências. Seminários em História da Biologia e Química. Estudo, Planejamento e apresentação de aulas envolvendo os temas do ensino fundamental conforme os PCNs. Tendências e estratégias de ensino. Propostas curriculares. Temas estruturadores. Elaboração de material didático
Bibliografia Básica:
1. Delizoicov, D. et al. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
2. Krasilchik, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP, 1987.
3. Nardi, R. Educação em ciências da pesquisa à prática docen |