Ementa/Descrição: |
Erros em análises químicas e biológicas. Tipo de erros nos dados experimentais. Erros sistemáticos. Erros aleatórios. Introdução ao tratamento estatístico de erros aleatórios. Probabilidades e erros estatísticos. Noções básicas de probabilidades e estatística. Medidas de tendência central e medidas de dispersão. Intervalos de confiança. Estatística paramétrica e não paramétrica. Homocedasticidade e heterocedasticidade. Testes de significância. Anova. Regressão linear por mínimos quadrados. Regressão não linear. Correlação. Introdução à análise multivariada. Introdução ao programa Estatística. Análise estatística usando o programa Estatística: média; desvio padrão; erros; intervalos de confiança; testes de significância; anova; regressão linear; análise de agrupamento. Tratamento de resultados experimentais obtidos nos laboratórios de química e biologia.
Prática de Ensino (Carga horária 15 hs): Planejamento e elaboração de modelos/recursos didáticos/experimental envolvendo tópicos selecionados da disciplina, e apresentados em forma de aulas expositivas em nível de ensino fundamental/médio.
Objetivos: Introduzir os conhecimentos estatísticos, discutindo conceitos de erros, desvios e coeficientes de probabilidade. Desenvolver métodos estatísticos para validação em análises químicas.
Habilidades: Possuir habilidade suficiente em estatística para compreender resultados em Química e Biologia, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados em modelos quantitativos de previsão.
Bibliografia básica
1. SPIEGEL, Murray R. Estatística. 3ª ed. Makron books, 2004.
2. BEIGUELMAN, Bernardo. Curso prático de Bioestatística. 5ª ed. FUNPEC, 2002.
3. AYRES, Manuel [et al.]. Bioestat: aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. 2ª ed. CNPQ, 2000.
4. ALVES, Claúdio Nahum. Estatística Aplicada à química. 1ª ed. EDUFPA, 2010.
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