Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 31 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07)
Curso: LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA/ICED - Santarém - LICENCIATURA
Código: PCNAT0046
Nome: PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA I
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( LCB0038 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Competências. Conhecimentos prévios, conflito cognitivo e ensino de ciências como investigação. Fundamentação teórica e prática do Método de Projetos. A pesquisa na área de educação. A pesquisa bibliográfica na investigação científica. Os modelos conceituais de ensino de ciências. Alfabetização científica. A seleção adequada de experimentos para as aulas práticas de Biologia. Bibliografia Básica 1. PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. 2. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 3. PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: Unidade Teoria e Prática. São Paulo: Cortez, 1997. Bibliografia Complementar 1. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino médio. Brasília: SEMTEC, 1999. 2. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC. 2002. 3. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. volume 2. Brasília, Ministério da Educação, 2006. 4. PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 5. PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas-SP: Papirus, 19991. 6. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências: http://revistas.if.usp.br/rbpec 7. Revista Ciência e Cultura: http://cienciaecultura.bvs.br 8. Revista de Ensino de Biologia (Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBIO): http://www.sbenbio.org.br
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
LCB0038 - PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA 1
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( LCB0038 ) ATIVO 05/10/2018
( LCB0038 ) ATIVO 01/01/2010
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
16 2011.1 LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - BIOLOGIA - MTN Sim 6 Sim

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