Ementa/Descrição: |
Competências. Conhecimentos prévios, conflito cognitivo e ensino de ciências como investigação. Fundamentação teórica e prática do Método de Projetos. A pesquisa na área de educação. A pesquisa bibliográfica na investigação científica. Os modelos conceituais de ensino de ciências. Alfabetização científica. A seleção adequada de experimentos para as aulas práticas de Biologia.
Bibliografia Básica
1. PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
2. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
3. PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: Unidade Teoria e Prática. São Paulo: Cortez, 1997.
Bibliografia Complementar
1. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino médio. Brasília: SEMTEC, 1999.
2. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC. 2002.
3. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. volume 2. Brasília, Ministério da Educação, 2006.
4. PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
5. PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas-SP: Papirus, 19991.
6. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências: http://revistas.if.usp.br/rbpec
7. Revista Ciência e Cultura: http://cienciaecultura.bvs.br
8. Revista de Ensino de Biologia (Associação Brasileira de Ensino de Biologia SBEnBIO): http://www.sbenbio.org.br
|