Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 31 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07)
Código: PCNAT0048
Nome: DIVERSIDADE VEGETAL III
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Origem evolução e filogenia dos arqueoplastidas. Os Arqueoplastida: rodophyta haptophyta e glaucophyta. Os Arqueoplastida: viridiplantae ou primoplantaque não porduzem sementes: chlorophyta, charopphhyta prasinophyceae, klebsormidiophyceae. Os Arqueoplastida: viridiplantae plantae: hepáticas, musgos, antoceros e pteridophyta. Forma de vida, estrutura, organogenese e organografia. Adaptação à vida terrestre e evolução do esporófito. Cutina esporolenina e sistema vascular. Origem de folhas e órgãos derivados de folhas. Evolução do estelo nas pteridofitas. Expansão e extinção das pteridofitas licophytinas. As pteridofitas monilophytas. Coleta e herborização de amostrss botânicas: musgos hepáticas algas macroscópicas e pteridofitas. Protocolo de coleta de tecidos para estudos filogenéticos. Técnicas de preparação de laminas para estudos de plantas. Objetivos: introduzir aos estudos dos organismos fotoautotroficos primitivos e sua evolução orgânica Habilidades e competências: Reconhecer grupos vegetais fotoautotrofos sem sementes. Diferenciar os grupos segundo critérios de classificação taxonômica. Saber as principais linhas filogenéticas, as anageneses e os argumentos de sua construção. Saber a importância ecológica e econômica dos grupos em estudo. Entender o agrupamento arqueoplastida e as diferenças estruturais. Saber comparar a classificação atual e as anteriores relativas à arqueoplastida. Saber usar corretamente as diferentes terminologias classificatórias. Localizar ambientes que favorecem a colonização dos organismos; algas verdes e vermelhas. Bibliografia básica 1. BICUDO, C. E. M. & BICUDO, R.M.T.. Algas de águas continentais brasileiras Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino de ciência, 1962, ilustrada 2. MARGULIS L. SCHWARTZ K. V.. Cinco Reinos, um guia ilustrado dos filos da vida na Terra 3ª. Ed. Guanabara Koogna RJ 2005. 497p. 3. SCHOFIELD W. B.. Introduction to briology 1985 Macmiliam pub companhy 10ª. E
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
16 2011.1 LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - BIOLOGIA - MTN Sim 6 Sim

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