Ementa/Descrição: |
Ética, bioética e legislação. O pensamento científico. Ética e fraude na academia e na ciência. Introdução à Biossegurança: conceitos. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Níveis de biossegurança. Biossegurança em laboratório, instalações. Sinalização em Biosseguança (símbolos e sinais de laboratório, rótulos de embalagens, Fichas de informação de reagentes químicos - FISPQ). Legislação de Biossegurança Lei 11.105 e suas Resoluções Normativas. Manipulação de organismos patogênicos e/ou geneticamente modificados. Células - tronco e a Lei de Biossegurança Lei de Inovação. Tipos de riscos e construção de mapas de riscos. Processos de descontaminação e esterilização. Contenção biológica. Gerenciamento de resíduos laboratoriais: manuseio, armazenamento e transporte. Segurança na manipulação com animais de laboratório. Radioproteção. Acordos Internacionais e Entidades que regulamentadoras (TRIPS, Protocolo de Cartagena, COP, MOP). Entidades Nacionais relacionadas à biossegurança e à biotecnologia (CTNBio, INPI, CGEN). Gestão de qualidade.
Objetivos: Apresentar e desenvolver conteúdos relativos à Bioética e Biossegurança no ambiente acadêmico e laboratorial. Introduzir conceitos sobre Ética e Bioética e os oconjuntos de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa e de ensino, visando o descarte seguro de resíduos e os cuidados necessários para garantir a saúde do homem, dos animais e a preservação do meio ambiente. Visa também à qualidade no desenvolvimento de trabalhos, com especial atenção às atividades relacionadas à Biologia e à Química.
Habilidades e competências: ao final da disciplina o discente será capaz de compreender os principais conceitos relativos à Ética e Bioética, de maneira a norteá-lo para a atuação com conrreição e ética nos mais diferentes ambientes da sua carreira acadêmico-profissional. Terá conhecimento sobre leis, normas e |