Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS DA AMAZÔNIA (11.01.09.18)
Curso: MESTRADO EM RECURSOS NATURAIS DA AMAZÔNIA/PPGRNA - Santarém
Código: RNA0003
Nome: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Metodologia científica; Ciência e conhecimento científico; pesquisa e desenvolvimento científico; métodos de pesquisa científica; organização e orientação da pesquisa científica; consulta da literatura; difusão do conhecimento científico.
Referências: 1. ANDEREGG, Ezequiel; IDÀÑEZ, Maria J. Como elaborar um projeto: guia para desenhar projetos sociais y culturais. Buenos Aires, Lúmen, 1997. 2. BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte, Ufmg, 2001. 3. BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1985. 4. Barros, A.J.S; Lehfeld, N.A.S., Fundamentos da metodologia científica 3ª. edição, S. Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 5. BARROS, Aidil; LEHFELD, N. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 7 ed., Petrópolis, Vozes, 1998. 6. BRAVO, R.S. Ciências sociales – Epistemologia, lógica y metodologia: teoria y ejercicios. Madrid, Paraninfo, 1984. 7. CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo, McGrawHill, 1977. 8. CHALMERS, Alan Francis. A fabricação da Ciência. São Paulo, UNESP, 1994. 9. CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? São Paulo, Brasiliense, 1993. 10. CONTANDRIOPOULOS, André P. et al. Saber preparar uma pesquisa. 3 ed., SP/RJ, Hucitec, 1999. 11. FAULSTICH, Enilde. Como ler, entender e redigir um texto. 12 ed., Petrópolis, Vozes, 2000. 12. FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas, Papirus, 1995. 13. FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo, UNESP, 1995. 14. FRAGNIÈRE, Jean Pierre. Así se escribe una monografía. Buenos Aires, Fondo de Cultura Economica, 1996. 15. GERSDORFF, R. Identificação e elaboração de projetos. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. 16. HÜHNE, Leda Miranda (org). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7ed., RJ, Agir, 2000 (1ª ed.1987). 17. LENTIN, JeanPierre. Penso, logo me engano: breve história do besteirol científico. São Paulo, Ática, 1997. 18. MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí, UNIJUÍ, 1987. 19. MOURA, Maria; FERREIRA, Maria; PAINE, Patrícia. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 1998. 20. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. Brasil, Pioneira, 2001 21. SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. RJ, DP&A, 1999. 22. SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós moderna. São Paulo, Graal, 1989. 23. SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto, Afrontamento, 1987. 24. SCHUSTER, Federico et al. El oficio de investigador. Buenos Aires, Homo Sapiens, 1995. 25. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 20ed., São Paulo, Cortez, 1999. 26. TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. 4 ed., RJ, Ed. FGV, 1999. 27. VOPATO, Gilson. Dicas para redação científica. Ed. Cultura Acadêmica, 3ª Ed., São Paulo, 2010.

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