Referências: |
ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência. Uma perspectiva
histórica. São Paulo: EDUC, 1988.
ANDRÉ, M. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.
______,( org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores.
Campinas: Papirus, 2001.
ALVES-MAZZOTTI, A. e outro. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa
Quantitativa e Qualitativa. 2. ed., Ed. Pioneira, 2000.
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Tradução Sergio Barth. 5ed. São
Paulo: Martins fontes, 1999.
BERG, Brucel L. Qualitative research methods for the social sciences. 3. ed. Boston:Allyn
and Bacon, 1998.
BEAUD, Stéphanie; WEBER, Florence. Guide de lenquête de terrain. Paris: La Découverte,
1998.
BODGAN, Robert BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação; uma
introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRANDÃO, H.H.N. Introdução à análise do discurso.Campinas SP:Unicamp,2004.
CHIZZOTTI, A.. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
____. Pesquisa qualitatva em Ciências humanas e sociais. Petrópolis:Vozes, 2006.
CRESWELL, John W. Qualitative inquiry and research design; choosing among five
traditions. Thousand Oaks: Sage, 1997.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Handbook of qualitative research. 3.ed. Thousand
Oaks, CA: Sage, 2005.
DENZIN, Norman K. ; LINCOLN, Yvonna S. e Colaboradores. O Planejamento da pesquisa
qualitativa - teorias e abordagens. 2. ed. Tradução de Sandra.
Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GARCIA, R. Leite (org.). Método, métodos e contramétodos. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, B. A. A Construção da Pesquisa em Educação. Brasília: Plano. Série
Pesquisa em Educação No. 1, 2002.
MORIN, Edgar. (1999-2003). O método: 1. a natureza da natureza; 2. a vida da vida;3. o
conhecimento do conhecimento; 4. idéias; 5. a humanidade da humanidade; 6.ética. Porto
Alegre: Sulina.
ORMÈS, Roland. Filosofia da Ciência contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 1996.
PIAGET, Jean. A situação das ciências do homem no sistema das ciências. Volume
I.Tradução Isabel Cardigos dos Reis. Lisboa: Bertrand.[197?].
____ . Grupo focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas Série Pesquisa em
Educação Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
PESCUMA D. e CASTILHO, A.P. F. de. Projeto de Pesquisa O que é? Como
fazer? São Paulo: Olho d`Agua,2006.
POPPER, Karl Raimund. Princípios da prova e dos métodos de investigação científica.
PRIGOGINE, Ilya (1996). O fim das certezas; tempo, caos e as leis da natureza.Tradução de
Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Ed. Unesp
REALE, Giovani & ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1991. 3 v.
ROMANELLI,G e BIAZOLI-ALVES,Z.M.M. Diálogos Metodológicos sobre a prática da
Pesquisa. Ribeirão Preto, S.P.:Legis Suma,1998.
Série Pesquisa em Educação. Brasília: Líber livro, 2005 |