Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SOCIEDADE (11.01.08.08)
Código: PGCS0001
Nome: METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem como ponto central introduzir aos mestrandos as questões relativas à Pesquisa, seus fundamentos históricos e epistemológicos subjacentes às diferentes áreas e concepções de investigação que tem favorecido o avanço das ciências humanas e sociais. Serão privilegiados os processos de investigação na abordagem qualitativa e quantitativa, tanto no pedagógico como na condução da investigação, que contemplem os projetos dos alunos.
Referências: ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência. Uma perspectiva histórica. São Paulo: EDUC, 1988. ANDRÉ, M. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995. ______,( org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Campinas: Papirus, 2001. ALVES-MAZZOTTI, A. e outro. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2. ed., Ed. Pioneira, 2000. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Tradução Sergio Barth. 5ed. São Paulo: Martins fontes, 1999. BERG, Brucel L. Qualitative research methods for the social sciences. 3. ed. Boston:Allyn and Bacon, 1998. BEAUD, Stéphanie; WEBER, Florence. Guide de l’enquête de terrain. Paris: La Découverte, 1998. BODGAN, Robert BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação; uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, H.H.N. Introdução à análise do discurso.Campinas SP:Unicamp,2004. CHIZZOTTI, A.. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2003. ____. Pesquisa qualitatva em Ciências humanas e sociais. Petrópolis:Vozes, 2006. CRESWELL, John W. Qualitative inquiry and research design; choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage, 1997. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Handbook of qualitative research. 3.ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2005. DENZIN, Norman K. ; LINCOLN, Yvonna S. e Colaboradores. O Planejamento da pesquisa qualitativa - teorias e abordagens. 2. ed. Tradução de Sandra. Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. GARCIA, R. Leite (org.). Método, métodos e contramétodos. São Paulo: Cortez, 2003. GATTI, B. A. A Construção da Pesquisa em Educação. Brasília: Plano. Série Pesquisa em Educação No. 1, 2002. MORIN, Edgar. (1999-2003). O método: 1. a natureza da natureza; 2. a vida da vida;3. o conhecimento do conhecimento; 4. idéias; 5. a humanidade da humanidade; 6.ética. Porto Alegre: Sulina. ORMÈS, Roland. Filosofia da Ciência contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 1996. PIAGET, Jean. A situação das ciências do homem no sistema das ciências. Volume I.Tradução Isabel Cardigos dos Reis. Lisboa: Bertrand.[197?]. ____ . Grupo focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas Série Pesquisa em Educação Brasília: Líber Livro Editora, 2005. PESCUMA D. e CASTILHO, A.P. F. de. Projeto de Pesquisa O que é? Como fazer? São Paulo: Olho d`Agua,2006. POPPER, Karl Raimund. Princípios da prova e dos métodos de investigação científica. PRIGOGINE, Ilya (1996). O fim das certezas; tempo, caos e as leis da natureza.Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Ed. Unesp REALE, Giovani & ANTISERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1991. 3 v. ROMANELLI,G e BIAZOLI-ALVES,Z.M.M. Diálogos Metodológicos sobre a prática da Pesquisa. Ribeirão Preto, S.P.:Legis Suma,1998. Série Pesquisa em Educação. Brasília: Líber livro, 2005

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09