Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SOCIEDADE (11.01.08.08)
Código: PGCS0002
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Discussão coletiva dos elementos teóricos-metodológicos para a consolidação do Projeto de Pesquisa,podendo resultar na redefinição do objeto, problema, objetivos e procedimentos para a realização das atividades de campo. Discute métodos e técnicas de pesquisa gerais e específicas articulados aos objetos de estudo dos pós-graduandos.
Referências: ANDERY, M. A. e outros. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1988 . BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber, 2004 . BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992 . BOOTH, W. COLOMB, G. WILLIAMS, J. A arte da pesquisa. Tradução Henrique Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000 . KNELLER, G. F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar/ EDUSP, 1978 . KUHN, T. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982 . LOMBARDI; SAVIANI. (2005). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas : Autores Associados . LOWY, M.. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchausen. São Paulo, Cortez, 1994 MERLEAU-PONTY, M. Textos escolhidos. São Paulo, Abril Cultural (Os Pensadores), 1980 . OLIVA, A. (org.). Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas, SP: Papirus, 1990. PÁDUA, E. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 7. ed. Papirus, 2002 . SANTOS, B.de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989 . SCHAFF, A. História e verdade. São Paulo : Martins Fontes, 1987 . SCHNITMAN, D. F. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 Ressalta-se que a bibliografia deverá estar em consonância também com os projetos de pesquisa dos mestrandos e as sugestões dos seus respectivos orientadores.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09