Ementa/Descrição: |
Execução supervisionada de projeto integrado de ensino de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira em turmas de Ensino Fundamental II de escola pública ou privada. Avaliação do processo de execução do projeto e de seus resultados. Elaboração de relatório. REFERÊNCIA BÁSICA BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRITO, Eliana Vianna (Org.). PCNs de língua portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. CUNHA, Myriam Crestian C. da. A avaliação formativa: estratégia didática para o ensino/aprendizagem da língua materna. Moara, no. 09, 1998. p. 105-133. REFERÊNCIA COMPLEMENTAR BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez.1996. DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003. DIONÍSIO, A. e BEZERRA, M. A. (orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Lucerna: Rio de Janeiro, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2003. ROJO, Roxane. A prática da linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000. |