Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07)
Código: LQ18490
Nome: ÉTICA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( LQ18401 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O conceito da Ética, Moral, Justiça e Direito. Moral absoluta ou Relativa. A classificação da Ética. A relação da Ética com outras ciências. Ética e cidadania. A Ética Educacional. Educação e Ética ambiental: Estudo reflexivo de problemas relativos à questão ambiental, aos valores humanos e a responsabilidade ético-social do homem perante a natureza. Os valores: A existência dos valores; Valores morais e não-morais; O bom como felicidade (Eudemonismo); O bom como prazer (Hedonismo); O bom como boa vontade (Formalismo Kantiano). A importância ética profissional: O Código de Ética; Caráter social da obrigação moral; A consciência moral; Os princípios morais básicos; A moralização do indivíduo; ·A vida econômica e a realização da moral; A Ética na Formação do Educador; Reflexões sobre a ética na prática pedagógica; Preconceito e discriminação no currículo escolar; Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação especial, o ensino regular; O atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva; sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não-escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia assistida; A ética no profissional de Química; Lei nº 2800 de 18 de junho de 1956 e o Código de ética Resolução 927 e Resolução nº 9.593 de 13 de julho de 2000.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( LQ18401 ) ) ATIVO 01/01/2010
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LQM21 2018.1 QUÍMICA - Santarém - LICENCIATURA - Presencial - MTN Sim 6 Sim

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