Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (11.01.07) |
Código: |
PCNAT0018 |
Nome: |
PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS I |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
60 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( LCB0028 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Como organizar um seminário. A situação do ensino de Ciências no Brasil. Tendências e estratégias atuais do ensino: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); contextualização; competências e habilidades; ensino por abordagem temática; ensino por problemas e projetos. Papel da experimentação e da história da ciência no ensino da química. Propostas curriculares de Química para o Ensino Médio. Estudos sobre Concepções alternativas, modelos mentais e mapas conceituais. Planejamento: Plano de Ensino, Plano de Aula e Projeto Pedagógico. Diretrizes curriculares Nacionais e Parâmetros curriculares Nacionais para o ensino fundamental (Ciências) e médio (primeiro ano do ensino médio). O Professor Pesquisador no Ensino de Ciências. Seminários em História da Biologia e Química. Estudo, Planejamento e apresentação de aulas envolvendo os temas do ensino fundamental conforme os PCNs. Tendências e estratégias de ensino. Propostas curriculares. Temas estruturadores. Elaboração de material didático. |
|
|
|