Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Licenciatura em Geografia ofertado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aborda os principais pontos para uma boa formação acadêmica com amplos debates de caráter teórico e prático. A parte prática será tratada pelas disciplinas, através de trabalhos de campo, excursões, seminários, pesquisas, trabalhos de extensão etc., assim como da prática de ensino em campo, em sala de aula dos diversos níveis de ensino básico. O Curso terá avaliação ao longo de seu percurso e de acordo com as normas estabelecidas em Regimento da Ufopa, Projeto Pedagógico e Plano de Avaliação Institucional. A formação do professor de Geografia da educação da Ufopa é norteada pelas competências e habilidades descritas na Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019, assim como pelos objetivos propostos neste Projeto Político Pedagógico. Nos artigos 2, 3 e quatro da Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 estão descritas as competências que o profissional egresso de um curso de formação de professores deve desenvolver, os quais se subdividem em I. Competências Gerais; II. Competências Gerais Docentes; III. Competência específicas. E no anexo desta mesma resolução estão descritas as respectivas habilidades relacionadas a estas competências. Cita-se abaixo as competências descritas na resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 (p. que os egressos do curso de Licenciatura Plena em Geografia do Iced/Ufopa devem desenvolver: Art. 2º A formação docente pressupõe o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais previstas na BNCC1 -Educação Básica, bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral. Art. 3º Com base nos mesmos princípios das competências gerais estabelecidas pela BNCC, é requerido do licenciando o desenvolvimento das correspondentes competências gerais docentes. Parágrafo único. As competências gerais docentes, bem como as competências específicas e as habilidades correspondentes a elas, indicadas no Anexo que integra esta Resolução, compõem a BNC-Formação.

Art. 4º As competências específicas se referem a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente.

São elas:

I - conhecimento profissional;

II - prática profissional; e

III - engajamento profissional.

§ 1º As competências específicas da dimensão do conhecimento profissional são as seguintes:

I - dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;

II - demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;

III - reconhecer os contextos de vida dos estudantes; e

IV - conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.

§ 2º As competências específicas da dimensão da prática profissional compõem-se pelas seguintes ações: I - planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens; II - criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem; III - avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; e IV - conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades. § 3º As competências específicas da dimensão do engajamento profissional podem ser assim discriminadas: I - comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional; II - comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender; III - participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos; e IV - engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar. Ademais, o curso prima no processo de formação discente, pela articulação das categorias conceituais da geografia na elaboração do conhecimento geográfico. Este processo acontece a partir de uma prática crítico-reflexivo que norteia a abordagem de sala de aula, em que os componentes curriculares ganham uma dimensão investigativa, na qual, as relações entre teoria e prática são a premissa do perfil do egresso deste curso. Portanto, o egresso do curso de Licenciatura em Geografia desta instituição, terá condições de exercer a docência em geografia transpondo para a educação básica a base real do ensino de geografia, articulando os conceitos geográficos com a abordagem pedagógica contemporânea, reconhecendo o processo de ensinoaprendizagem como histórico que necessita ser reelaborado continuamente. Assim entendido, o Licenciado em Geografia, deve apresentar uma leitura crítica dos problemas educacionais brasileiros e do papel do educador, para a construção de uma sociedade cidadã. O curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa busca a formação de um profissional para exercer a pesquisa em geografia e a docência, em suas várias abordagens metodológicas, com fins a reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos.

O curso de Licenciatura em Geografia se propõe a formar profissionais de nível superior com as competências e habilidades de: a. Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; b. Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais; c. Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos; d. Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto. e. Atuar em diversos espaços geográficos, essencialmente na Amazônia; f. Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais; g. Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas; h. Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagens nos níveis fundamental, médio e superior; i. Conhecer os currículos e as práticas das escolas que compõe os diversos meios e etnias amazônicas, como: Escola de Várzea, Escola Quilombola e Escola Indígena; j. Desenvolver a elaboração de um raciocínio geográfico que compreenda uma leitura espacial dos fenômenos geográficos; k. Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica.

Contemplar a diversidade que permeia a sociedade brasileira, exige uma concepção flexível, libertária e abrangente de educação. Deste modo, visando corresponder às demandas específicas dos sujeitos da região Oeste do Pará e de outros lugares que estejam inseridos no curso de Licenciatura em Geografia, resgata-se e ressignifica-se formulações teóricometodológicas clássicas e recentes de autores que não se limitam a expor os problemas concernentes à educação brasileira, mas avançam numa postura militante. Além de se buscar diálogo constante com a comunidade por meio de atividades de pesquisa e de extensão. A formação inicial do professor de geografia da educação básica exige o exercício constante da prática docente voltada para a resolução de problemas geográficos que afetam a comunidade, esteja ela no campo ou na cidade. O fazer pedagógico, a comunicação geográfica, além de exigir estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento cognitivo do alunado da educação básica, exige ainda o domínio dos conteúdos referentes aos conhecimentos teóricos, domínio dos conceitos e categorias geográficas, sendo salutar que se dê igual importância à prática pedagógica e ao conteúdo geográfico. Desse modo, a metodologia do curso deve contemplar ensino, pesquisa e extensão, os três pilares do ensino superior. No curso de Licenciatura em geografia ofertado pelo Iced/Ufopa, este tripé é operacionalizado por meio dos seguintes instrumentais que devem permear os mais diversos componentes curriculares do curso:

• Ensino – desenvolvido fundamentalmente na sala de aula por meio de aulas presenciais que permitam o diálogo e a troca de experiências de leituras teóricas e práticas, sempre a problematização dos conteúdos geográficos procurando conectar aspectos teóricosconceituais a aspectos da vida cotidiana da comunidade.

• Extensão – atividade desenvolvida por meio dos projetos e programas de extensão cadastrados na Procce e sob a coordenação dos professores, além de outros programas e projetos institucionais; eventos acadêmicos promovidos pelo curso como é o caso do colóquio de geografia do Oeste do Pará, promovido regularmente a cada dois anos e organizado pela coordenação, professores e alunos do curso de licenciatura plena em geografia; quintas geográficas organizadas pelos discentes do curso e apoiado pela coordenação e professores do curso, com ocorrência regular a cada dois meses, além das atividades desenvolvidas no contexto das disciplinas por meio da promoção de minicursos, oficinas e palestras com temáticas referentes ao conteúdo das disciplinas no contexto das quais as atividades de extensão estejam sendo desenvolvidas. Na grade curricular do curso, a extensão é contemplada por meio de quatro Práticas integradoras de extensão, ofertadas entre o 4º e o 7º semestre do curso, assim como pela comprovação de participação em atividades de extensão, cujos documentos comprobatórios devem ser entregues pelos discentes a coordenação do curso/gestão acadêmica como condição para integralização do curso.

• Pesquisa – atividade desenvolvida por meio dos trabalhos de campo integrado I e II; das pesquisas exploratórias realizadas no contexto das disciplinas referente às atividades práticas para as quais parte das disciplinas tem carga horária dedicada. As atividades de pesquisa são desenvolvidas ainda por meio dos projetos, programas e grupos de pesquisa cadastrados na Proppit1 , bem como na plataforma do CNPQ2 e sob a coordenação e liderança de docentes do curso de licenciatura plena em geografia e contando com a colaboração de docentes do próprio curso, bem como docentes de outros cursos ou até mesmo de outras instituições, além discentes na condição de colaboradores, bolsistas, bem como bolsistas voluntários. Reforça-se que esta separação se dá apenas para fins didático e expressão dos procedimentos metodológicos, mas que há um esforço para que se possa desenvolver as atividades acadêmicas articulando ensino, pesquisa e extensão, de modo que o discente e futuro professor de geografia da educação básica desenvolva uma formação integral e com valores que priorizem a atuação política e visando a emancipação e mobilidade social, reconhecimento e valorização das diferenças e atuação cidadã com compromisso social e ambiental. A reunião pedagógica como um importante espaço de discussão e acompanhamento do curso, realiza-se constantemente por meio de encontro com docentes do curso, para realizar avaliação coletiva dos componentes curriculares e o diálogo com a educação básica, com relação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e os referencias curriculares para o Novo Ensino Médio. Os encontros permitem coletivizar as experiências docentes em consonância com a articulação do teor teórico metodológico do curso com as necessidades e os objetivos eleitos para a formação docente em Geografia. Além, das reuniões mensais do colegiado do curso que encaminham as demandas acadêmicas do curso. Quanto a abordagem pedagógica dos componentes curriculares de Geografia adotada, expressa-se a concepção histórico-critica (SAVIANI, 2013) no sentido de possibilitar uma leitura crítica e emancipatória da realidade e dos contextos problematizadores do meio social, econômico e político que permeiam a contemporaneidade. Principalmente, tratando-se em formar professores para exercer a prática em ambientes geográficos, culturais e com etnias diferenciadas, como professores para Escola Ribeirinha, Escola de Várzea, Escola Indígena, Escola Quilombola, além das escolas que se encontram na zona urbana. Nesse sentido, há constante preocupação do corpo docente em permitir aos professores em formação inicial em Geografia o acesso há novos referenciais teóricos para os componentes curriculares correspondente do curso através de artigos em revista cientificas e livros do campo diverso de conhecimento da Geografia. Portanto, comtemplando a preocupação dos docentes com a formação em Geografia, adiciona-se os grupos de pesquisa e de estudo que aprofundam questões da ciência geográfica e do ensino e docência em Geografia. Assim, o curso de Geografia conta com Grupos e Núcleos de Pesquisa, como: O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental – Geppea, Núcleo de Pesquisa sobre Ecologia Política, Dinâmicas, processos e práticas socioespaciais urbanas e territoriais na Amazônia - Nepuam e os Núcleo de Pesquisas sobre Espaço, Política e Emancipação Social – Nepes. Desta forma, a participação nos grupos e núcleos de pesquisa contribui para desenvolver o exercício da pesquisa cientifica, como também, a abordagem de temáticas relacionadas ao oeste do Pará, com isso, incentiva-se a produção de artigos científicos entre docentes do curso e dos professores em formação inicial como meio de fomento para a publicação em eventos e revistas científicas e por conseguinte, incentivar uma produção cientifica dos professores em formação para além da sala de aula.

Como parte das avaliações periódicas no curso de licenciatura em Geografia, em decorrência de demandas internas, ocorrem reuniões periódicas do Núcleo Docente Estruturante (NDE), coordenação de curso, docentes e discentes. Essas avaliações permitem realizar a reestruturação do desenho curricular do curso, de acordo com as novas demandas advindas com o processo de produção do conhecimento geográfico. A revisão dos conteúdos curriculares, a luta por conquista de espaços físicos adequados para desenvolvimentos das atividades do curso e o debate sobre sua aplicação permitem um processo de avaliação do curso com participação de docentes e discentes. Quanto às demandas originadas de avaliações externas que visam a renovação de reconhecimento do curso, o principal parâmetro discutido no âmbito do curso são os resultados das avaliações do Enade.


Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa


A coordenação didático-administrativa do projeto do curso de Licenciatura em Geografia é composta por: a) Coordenador(a). b) Vice-Coordenador(a). c) Docentes que participam do Colegiado de Geografia c) Representantes discentes – cada turma tem um representante.


A equipe acima elencada terá como atribuição articular, refletir e encaminhar as propostas metodológicas de ensino-aprendizagem, além de outras pautas relevantes para o bom funcionamento do curso. Os sujeitos envolvidos na equipe têm atuado de forma a envolver todos os atores do processo pedagógico (educandos, educadores, apoiadores pedagógicos e demais colaboradores). Esta equipe tem se reunido visando promover um planejamento que permita atender as necessidades pedagógicas e administrativas do curso para planejar atividades, avaliar procedimentos e adequá-los em função das necessidades, além de monitorar o projeto do curso.

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