Desafios e possibilidades do uso da inteligência artificial generatica na elaboração e revisão de itens de Matemática
Inteligência artificial. ChatGPT. Avaliação. Elaboração de itens. Ensino de matemática.
No período recente sistemas de Inteligência Artificial (IA) voltados para o processamento de linguagem natural criou um clima de entusiasmo e preocupações, sobretudo no âmbito da educação. Chats baseados em Grande Modelos de Linguagem (GML) ou chats inteligentes, como é o caso do ChatGPT, são capazes de escrever textos em linguagem natural sobre um número quase irrestrito de assuntos, além de desenvolver tarefas variadas como, por exemplo, elaborar um item (questão) sobre um determinado assunto de matemática. Na prática, o usuário fornece condições, parâmetros e instruções, e obtém respostas ou até novas perguntas sobre o tema abordado na conversa. Tendo em vista o potencial dessas ferramentas, este estudo investiga as limitações e as possibilidades dos chats inteligentes na construção de itens de múltipla escolha para avaliar a aprendizagem em matemática no ensino fundamental. Os chats utilizados são ChatGPT, baseado no Modelo GPT 3.5, e o Bing Chat. O autor fornece orientações e critérios em linguagem natural para os chats elaborarem ou revisarem itens de matemática relacionados a habilidades específicas. Os resultados indicam que os chats apresentam problemas em todas as partes de um item: enunciado, suporte, comando e alternativas. No entanto, os chats também demonstram capacidade de compreender as habilidades solicitadas e formular situações que as envolvam. Alguns itens produzidos com o auxílio dos chats e revisados pelo autor mostraram bom poder discriminativo, sugerindo que as ferramentas podem ser úteis para o processo de elaboração de itens de matemática, desde que sejam aprimorados pelo docente/elaborador.