A POLÍTICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM SANTARÉM: ACESSO E PERMANÊNCIA
Políticas Públicas, inclusão educacional, acesso e permanência, ensino superior.
Ao longo da história, as pessoas com deficiência têm enfrentado consideráveis desafios no acesso à educação. No entanto, com o progresso das políticas públicas de inclusão educacional, observa-se um aumento significativo na participação desses indivíduos no ensino superior. A cidade de Santarém é considerada o segundo maior polo universitário do Pará, com cerca de sete instituições de ensino superior que ofertam cursos em caráter presencial. Nesse contexto, a presente pesquisa traz o debate acerca das Políticas Públicas de Inclusão Educacional no ensino superior, com foco específico nas pessoas com deficiência visual, tendo como objetivo geral analisar o processo de acesso e a permanência no ensino superior, sob a percepção dos alunos com deficiência visual. Trata- se de uma pesquisa exploratória com procedimentos de pesquisa documental e de campo, com abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semi- estruturada e aplicação de questionários, e como técnica de análise, a proposta por Bardin (2011), conhecida como análise de conteúdo, esta pesquisa contará com o auxílios do Iramuteq, software que permite a realização de análises de dados textuais. A pesquisa já obteve parte dos dados fornecidos pelas IES, apontando até o presente, a existência 153 alunos com deficiência, dos quais 45 possuem deficiência visual. A partir desta pesquisa, espera-se que esse público obtenha maior visibilidade, e ainda contribuir para intensificar o debate sobre a importância do processo de acesso e permanência desses alunos. Essa compreensão pode servir como alicerce para discussões mais abrangentes acerca da eficácia das políticas públicas de inclusão no ensino superior.