Estudo Antropológico do cenário musical e estético santareno a partir do protagonismo LGBTQIA+ - O caso Rawi
gênero; identidades; queer; amazônida; artivismo.
A presente dissertação debruça-se sobre a vivência de Rawi, artista LGBTQIA+ santareno auto identificado como sujeito Queer, a construção de sua identidade enquanto sujeito e artista na cidade de Santarém, interior da Amazônia Paraense, e suas performances em espaços direcionados ao público LBGTQIA+. O objetivo da pesquisa é analisar o contexto sociocultural em que o artista está inserido, a construção de sua identidade enquanto negociação com a sociedade que o cerca e os impactos de sua produção artística na formação de novas identidades. As duas hipóteses levantadas são: a identidade transgressora / que se constrói coletivamente através das negociações sujeito-sociedade, de forma a produzir políticas de enfrentamento e transformação das identidades masculinas hegemônicas; e as possibilidades abertas a partir das performances destes sujeitos tem impacto positivo na construção de novas identidades daqueles que acompanham o trabalho destes artistas. A perspectiva abordada neste processo é fundamentada nas escritas da teoria queer, sexualidade e identidade. A metodologia aplicada consiste nos fazeres etnográficos, entrevista semiestruturada, registros fotográficos produzidos pelo autor e do acervo pessoal do artista. A pesquisa encontra-se em fase de produção e os dados obtidos até o momento apontam para a construção da identidade como resultante das trocas e acordos sociais que o sujeito faz com o meio social, não sendo fixa e imutável, ao contrário, se transforma ao longo momentos e adquire características específicas em dado espaço e momento que o artista transita, sendo moldada conforme as necessidades encontradas.