Banca de DEFESA: JOAO ALDECY PEREIRA NASCIMENTO

DISCENTE: JOAO ALDECY PEREIRA NASCIMENTO
DATA: 09/05/2017
LOCAL: Sala 03 - Prédio PROPPIT
TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO CLIMATOLÓGICA RELACIONANDO A VARIABILIDADE DE ÍNDICES DE INSTABILIDADE DA ENERGIA POTENCIAL CONVECTIVA DISPONÍVEL (CAPE), ÍNDICE K (K) E PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM - PA
PALAVRAS-CHAVES: Região Amazônica, Convecção, CAPE, Climatologia
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A classificação climatológica da Energia Potencial Convectiva Disponível (CAPE), Energia de Inibição para Convecção (CINE), Índice de Instabilidade K (K) e precipitação total foram estudadas para verificar as relações entre seus valores, a fim de comparar e correlacionar esses parâmetros entre os períodos sazonais (período chuvoso e seco), horários diários (dia e noite) na região de Santarém-Pa, Brasil. Para isso utilizou-se dados de radiossondagem do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) do aeroporto de Santarém-Pa, a fim de calcular o CAPE, CINE e K. E para os dados de precipitação total usou-se dados da Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional do município de Belterra – Pa, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), aproximadamente 50 km do aeroporto de Santarém. Observou-se que a dinâmica e a termodinâmica da atmosfera local apresentam condições favoráveis ao desenvolvimento de convecção profunda moderada, pois a CAPE média mensal para o período temporal estudado foram em torno de 2468 J/kg durante a noite (0000 UTC) e 1553 J/kg nas sondagens do dia (1200 UTC), observou-se também que nos meses do período chuvoso (de janeiro a maio) a CAPE teve valores médios baixos em comparação as médias anuais para o período seco (entre os meses de julho a dezembro). Neste contexto observou-se que os meses com maior precipitação, corresponde aos meses onde a CAPE possui valores menores, esta característica foi observada em todo o período estudado. Os limiares da CAPE entre 1000 e 2500 J/kg corresponde a convecção profunda moderada, em 65% das médias mensais se enquadram nesses limites. Outro índice, que está associado diretamente a CAPE é a CINE, onde os valores calculados ficaram em torno de 416 J/kg para as sondagens ocorrida a noite e 166 J/kg para sondagens ocorrida durante o dia. Relacionando a CAPE e a CINE, observou-se para altos valores da CAPE ocorre também altos CINE. O índice K tiveram valores todos próximos tanto para o período chuvoso, período seco, dia e noite, com a média do período em torno de 30,3 °C, que corresponde a probabilidade de tempestades muita dispersas, no entanto analisando mais pormenorizado este índice, observase que os valores mais elevados correspondem aos meses com maior precipitação total mensal. A precipitação está relacionada com os índices aqui estudados, pois no período seco, ou menos chuvosos da região, nota-se claramente os maiores valores da CAPE, e vice-versa, para o índice K, ocorre o inverso, ou seja, maiores valores do K estão associados aos meses com valores de maior precipitação total. Esses fatores estão de acordo com alguns estudos já realizados na região Amazônica.
Externo ao Programa - 2375795 - ANA CARLA DOS SANTOS GOMES
Externo ao Programa - 2139678 - GABRIEL BRITO COSTA