MAPEAMENTO DOS ÍNDICES DE SENSIBILIDADE FLUVIAL A DERRAMES DE ÓLEO NA ORLA DE MONTE ALEGRE, PA, BRASIL, A PARTIR DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS RAPIDEYE
Sensoriamento remoto, ambientes fluviais, derramamento de óleo, uso do solo.
Os planos de contingência e as cartas SAO são um mecanismo muito utilizado na análise de zonas sobre influência de corpos d’água, pois disponibiliza informações sobre o comportamento dos ambientes, em relação aos processos de morfogênese e pedogênese e suas múltiplas relações com as pressões de uso e ocupação humana. Deste modo, o presente trabalho trata do reconhecimento da sensibilidade mapeamento da sensibilidade ao derramamento de óleo diesel, provenientes dos transportes fluviais, comercias e turísticos, em decorrência dos ambientes da área de estudo, a qual está localizada na porção sul do munícipio de Monte Alegre-PA, identificando zonas de maior sensibilidade fluvial de acordo com uma escala de 1 a 10 (1 baixa sensibilidade e 10 alta sensibilidade), com o intuito de auxiliar no gerenciamento portuário da região. Assim, neste trabalho pretende-se utilizar o Índice de Sensibilidade Fluvial (ISF) como uma adaptação do Índice de Sensibilidade Ambiental (ISA) ao derramamento de óleo, muito utilizado em zonas costeiras/litorâneas e gerado mapas com fotos das áreas mais susceptíveis e menos susceptíveis a uma contaminação de óleo. Serão utilizadas imagens RapidEye do ano de 2014, com resolução de 5m, na qual foi aplicada uma classificação não-supervisonada permitindo a confecção de um mapa de uso e ocupação do solo, preliminar, bem como campanhas de campo com coletas de sedimentos para determinar os ambientes possivelmente degradados por um derrame de óleo.