Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIRAN DE OLIVEIRA BRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIRAN DE OLIVEIRA BRAZ
DATA : 15/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: sala 202 - 2o andar do prédio H
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E BIOLÓGICA DE PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS ISOLADOS DA PEÇONHA DO ESCORPIÃO AMAZÔNICO Tityus obscurus Gervais, 1843 (Buthidae)




PALAVRAS-CHAVES:

Peptídeo antimicrobiano. Tityus obscurus. MIC. CLAE.


PÁGINAS: 19
RESUMO:

Peptídeos Antimicrobianos – PAMs formam uma classe de pequenos peptídeos, contendo entre 5 e 100 resíduos de aminoácidos, que fazem parte do sistema imune inato dos seres vivos. Estas moléculas representam um potencial terapêutico, pois possuem uma ampla gama de efeitos inibitórios contra bactérias, fungos, parasitas e vírus. A estrutura de PAMs é constituída, majoritariamente, por aminoácidos catiônicos e hidrofóbicos, que lhes conferem características catiônicas e anfifílicas, possibilitando a interação com a membrana celular dos microrganismos. Dentre as diversas fontes de PAMs estão as secreções de animais peçonhentos, como é o caso da peçonha do escorpião preto amazônico Tityus obscurus Gervais, 1843. O objetivo deste estudo é caracterizar a atividade antimicrobiana de três PAMs (COB21, COB22, COB23) isolados, previamente, da peçonha de T. obscurus. Para a obtenção dos PAMs, uma fração enriquecida com peptídeos será submetida à Cromatografia Líquida de Alta Eficiência em fase reversa (CLAE-FR) utilizando uma coluna analítica C18 (4,6 x 250 mm) previamente equilibrada com tampão A (H2O + 0,12% de ácido trifluoroacético – TFA). A eluição dos peptídeos será feita em um gradiente linear do tampão B (Acetonitrila + 0,1% de TFA) e monitoramento da absorbância a 215 e 280 nm. A atividade antimicrobiana dos PAMs isolados será caracterizada de acordo com as normas do Clinical Laboratory and Standards Institute (CLSI), pelos métodos de Disco Difusão (normas M02-A11 e M44-A, para fungos e bactérias, respectivamente) e de determinação da Concentração Inibitória Mínima – MIC (do inglês, Minimal Inhibitory Concentration) (norma M07-A6 para bactérias e norma M27 para fungos). A atividade hemolítica dos PAMs será avaliada em eritrócitos de camundongos a as massas moleculares determinadas por Maldi-Tof. Sequências de aminoácidos serão obtidas pela técnica de degradação automática de Edman. Os PAMs exibem propriedades farmacodinâmicas que reduzem a resistência dos microrganismos e isto tem despertado o interesse em utilizá-los como fontes alternativas de novos antibióticos.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1684515 - JOACIR STOLARZ DE OLIVEIRA
Interno - 1966924 - CARLOS IVAN AGUILAR VILDOSO
Externo à Instituição - JUAREZ DE SOUZA - UEPA
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 16:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa