Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN KRISNA DA SILVA RIOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELLEN KRISNA DA SILVA RIOS
DATA : 05/07/2022
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/zoz-ixrj-xjc
TÍTULO:

ASPECTOS SILVICULTURAIS E ECOLÓGICOS DA CASTANHEIRA (Bertholletia excelsa Bonpl.) EM ÁREA DE PASTAGEM ABANDONADA NO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS FERRUGINOSOS DE CARAJÁS.


PALAVRAS-CHAVES:

Recuperação de Área Degradada; Competição interespecífica; Crescimento;   Sobrevivência


PÁGINAS: 34
RESUMO:

Em virtude de seu potencial econômico e suas características silviculturais, a castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa) tem sido uma das principais espécies florestais nativas indicadas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia. Nas ações desenvolvidas em Carajás, a empresa mineradora realiza um      programa de recuperação de áreas de pastagens degradadas com o uso desta espécie como forma de compensação ambiental aos impactos causados por suas atividades. Experimentos anteriores na região sugerem que a competição por luz entre o capim e outras herbáceas com as mudas de castanha-do-Brasil é provavelmente um gargalo ecológico importante para o sucesso dos plantios desta espécie arbórea. O presente trabalho tem como objetivo testar a utilização de técnicas silviculturais alternativas para combater a competição de mudas de Bertholletia excelsa com capim e outras herbáceas invasoras em áreas de pastagens degradadas, através de uso de de folhas de palmeiras, mantas sintéticas (geotêxteis) e roçagem manual. Esses três tratamentos serão comparados entre si e com a testemunha, bem como com o tratamento convencional até agora usado pela empresa, baseado no uso de hidrogel em cova, adubação química periódica e aplicação de herbicida.  Assim, buscam-se técnicas alternativas aplicáveis em larga escala para implantar castanhais em áreas de pastagens degradadas, que minimizem o uso de insumos químicos e atividades de manutenção.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2161642 - RAFAEL RODE
Presidente - 1796322 - RICARDO SCOLES CANO
Interno - 1776710 - TROY PATRICK BELDINI
Notícia cadastrada em: 24/06/2022 16:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa