Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANNE FARIAS DA SILVA

DISCENTE : LUCIANNE FARIAS DA SILVA
DATA : 04/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/cgr-ahuy-rod

INFLUÊNCIA DO EL NIÑO-OSCILAÇÃO SUL (ENOS) NA CONCENTRAÇÃO E EVASÃO DE CO2 NA FOZ DO
RIO AMAZONAS

Ciclo do carbono. Estuário amazônico. Mudanças climáticas.

Os sistemas fluviais, por um longo período, foram considerados como transportadores de carbono da terra para os oceanos, entretanto, a mudança de paradigma levou ao conhecimento de que uma grande fração do carbono orgânico derivado da terra é transportado e decomposto ao longo dos sistemas fluviais, sendo emitido para a atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2). Neste sentido, a quantificação da emissão de gases do efeito estufa nos ecossistemas aquáticos e terrestres com valores mais confiáveis tem se tornado uma prioridade, dado o atual contexto no que diz respeito às mudanças climáticas. As extremas resultantes de eventos climáticos, impactam a resposta fisiológica da floresta amazônica, diminuindo a disponibilidade o CO2 atmosférico. Isto posto, o objetivo deste estudo será investigar influência da ocorrência de El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e suas diferentes fases/intensidades (El Niño; La Niña) na concentração e evasão de CO2 na foz do Rio Amazonas, analisando a influência da hidrodinâmica e parâmetros biogeoquímicos que atuam como forçantes do fluxo de CO2. Para tal, serão analisados dados de fluxo e concentração de CO2 obtidos por meio de analisador de gás por infra-vermelho (IRGA) modelo LiCor 820, acoplado a uma câmara flutuante e a um equilibrador, além de dados hidrodinâmicos e biogeoquímicos coletados bimestralmente para o período entre 2010 a 2019, especificamente em um transecto do Canal Norte da foz do rio Amazonas. As medidas de precipitação coletadas através do banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), bem como, o período de ocorrência exata dos fenômenos ENOS junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Após o desenvolvimento da pesquisa, espera-se determinar a variabilidade da evasão de CO2 na região do estuário amazônico sob a influência de eventos extremos, descrevendo as principais variações ocorridas nos parâmetros que influenciam o fluxo na interface água-atmosfera, além dos possíveis impactos das mudanças do clima nesta região e reduzir as incertezas relacionadas ao balanço regional de carbono em ambientes aquáticos.

Interno - 1794276 - JOSE MAURO SOUSA DE MOURA
Presidente - 1549120 - RODRIGO DA SILVA