Banca de DEFESA: JOSÉ MARIA PEREIRA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ MARIA PEREIRA CARVALHO
DATA : 24/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/juv-qjxi-tpn
TÍTULO:

“ANÁLISE DE BIOINDICADORES DO SOLO EM SISTEMA DE CULTIVO DE GRÃOS (SOJA E MILHO), NA REGIÃO DE SANTARÉM, MOJUÍ DOS CAMPOS E BELTERRA, PA”


PALAVRAS-CHAVES:

indicadores de qualidade de solo, microbiologia, atividade enzimática


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O objetivo do desenvolvimento deste trabalhofoi analisar os indicadores biológicos do solo nas áreas de cultivos de grãos, soja e milho na região de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra Pará, demonstrando a importância dos micro-organismos para o manejo e saúde do solo em áreas de produção agrícolas. As análises foram desenvolvidas através da tecnologia BioAS, desenvolvida pela EMBRAPA Cerrado, conforme a qual, por meio da atividade enzimática, é possível acessar a memória do solo associada à fração não viva acumulada no solo protegido através da absorção em partículas de argila e matéria orgânica. As amostras de solo foram coletadas em quatro áreas: Floresta Nacional do Tapajós FLONA (textura muito argilosa), Fazenda Novo Horizonte (textura muito argilosa) e duas áreas na Fazenda Texa (textura argilosa e médio argilosa). Foram coletadas amostras nas profundidades de 0 a 10 e 10 a 20 cm no final do período chuvoso da região. As amostras foram acondicionadas em sacos plásticos identificados e enviados ao Laboratório da EMBRAPA Amazônia Oriental, em Belém, onde foram realizadas as análises enzimáticas de Arilsulfatase e -glicosidase pelo método de determinação colorimétrica de p-nitrofenol e leitura em espectrofotômetro a 410 e 420 nm. Os dados obtidos foram submetidos a estatística descritiva, análise de variância (p<0,05) e teste de Tukey (p<0,05), software estatístico SISVAR e a Análise Multivariada de Componentes Principais (ACP) foi realizada utilizando o Software R. A atividade da enzima -glicosidase foi significativamente superior na área da Fazenda Novo Horizonte, sendo favorecida pela prática do plantio direto e incremento anual de matéria orgânica, e a atividade da Arilsulfatase foi superior na area da FLONA, estimulada pela constante deposição de matéria orgânica da floresta. Estudos são necessários para elucidar a baixa atividade da -glicosidase na área da FLONA.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2143148 - QUEZIA LEANDRO DE MOURA GUERREIRO
Externa à Instituição - RAFAELA NICOLAU DOS SANTOS - SEMMA - STM
Presidente - 106.087.702-30 - RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR - EMBRAPA
Interno - 1776710 - TROY PATRICK BELDINI
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 10:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa