Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
DATA: 27/05/2016
LOCAL: Sala 01
TÍTULO: UM MODELO CONCEITUAL DE ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO BASEADO EM FLUXO DE CONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistemas de inovação - fluxo de conhecimento
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Este trabalho visa desenvolver um modelo conceitual para representar um ecossistema de inovação por entidades e seus inter-relacionamentos. Tais entidades (e são movidas por) um certo fluxo de conhecimento, o qual se deseja compreender para fins de simulação, nesta tese. Este trabalho apoia-se nas teorias de Sistemas Nacionais e Regionais de Inovação (e. g. distritos industriais e clusters), gestão do conhecimento, sistemas multigentes e/ou teoria dos jogos. Este doutoramento foi motivado e está relacionado ao projeto "catalyzing innovation in Brazil", coordenado pelo Diretório Nacional do SENAI e desenvolvimento em parceria com o grupo Industrial Performance Center, Massachusetts Institute of Techonoly. Este projeto foca-se no tema "inovação para a indústria brasileira" e promove a instalação de 26 institutos SENAI de inovação pelo país.
Presidente - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA
Interno - 1963026 - ANDERSON ALVARENGA DE MOURA MENESES