Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CRISTINE MARTINS DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA CRISTINE MARTINS DE SOUSA
DATA : 21/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 103 - Campus Amazônia
TÍTULO:

ATIVIDADES QUÍMICA E BIOLÓGICA DE EXTRATOS E ÓLEOS DE Dipteryx punctata (Blake) Amsh. ORIUNDOS DE MOJUÍ DOS CAMPOS, PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade Antioxidante, Antibacteriana, Antifúngica, Cumarina, Extratos e óleos de Cumaru amarelo.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

O gênero Dipteryx pertence à família Fabaceae, com árvores neotropicais originárias de países da América Central e América do Sul. Dentre as espécies desse gênero, Dipteryx odorata (Aubl.) Willd. destaca-se, historicamente, pela comercialização de suas sementes e extração de cumarina, principal composto ativo utilizado para flavorizar tabacos de cachimbos. A espécie Dipteryx punctata (Blake) Amsh., carece de estudos que detalhem sua descrição botânica, composição fitoquímica e atividades biológicas. Neste sentido este trabalho tem por objetivo avaliar o perfil químico de extratos de folhas, galhos e frutos (resíduos e sementes), e óleos das sementes de D. punctata, bem como suas atividades antioxidante, antibacteriana e antifúngica. Avaliou-se parâmetros biométricos nos frutos. Os extratos foram obtidos utilizando-se o aparelho de Soxhlet, tendo como solvente etanol a 96%, com duração total de oito horas, calculando-se rendimento ao final. Para as extrações dos óleos das sementes e isolamento da cumarina, serão realizadas extrações via maceração. As análises químicas estão sendo realizadas por Cromatografia em Camada Delgada (CCD) e Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG-EM). ­Serão realizados testes físico-químico nos óleos e verificada a toxicidade dos extratos, óleos e frações. A atividade antioxidante dos extratos, óleos e frações estão sendo realizadas através do método de captura de radicais livres com 1,1-difenil-2-picrilhidrazila (DPPH) e análise dos compostos fenólicos e flavonoides. Nos ensaios antifúngicos, os extratos foram testados nas concentrações: 10%, 20%, 30%, 40% e 50% (p:v), adicionadas em meio batata-dextrose-ágar (BDA), sobre o fitopatógeno Colletotrichum musae isolado de frutos de banana. O controle consistiu no crescimento do fungo apenas em meio BDA. Os experimentos foram em delineamento inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial, com quatro repetições. As avaliações foram realizadas medindo-se o diâmetro médio das colônias, diariamente, até que as testemunhas ocupassem toda a placa. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. O ensaio microbiológico da Concentração Inibitória Mínima (CIM) será realizado segundo as recomendações do protocolo M7-A6 para bactérias. Os maiores rendimentos foram obtidos nos resíduos e nas sementes dos frutos. Os extratos das folhas, galhos, resíduos e sementes apresentaram as principais classes de compostos avaliadas por CCD, incluindo a presença de cumarina. Os extratos dos resíduos dos frutos de D. punctata proporcionaram as maiores reduções no crescimento micelial de C. musae.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 152.758.687-15 - LAURO EUCLIDES SOARES BARATA - UFOPA
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externo ao Programa - 1776289 - ELAINE CRISTINA PACHECO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1964235 - HELIONORA DA SILVA ALVES
Notícia cadastrada em: 28/01/2019 11:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa