Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYLA DE CÁSSIA BEZERRA BAGATA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYLA DE CÁSSIA BEZERRA BAGATA MENEZES
DATA : 02/04/2024
LOCAL: UFOPA

A Medicina Tradicional Amazônica na formação inicial de enfermeiros em uma universidade pública no Baixo Amazonas

Medicina Tradicional Amazônica, Educação Superior, Enfermagem, Interculturalidade, Ciências Ambientais.

A Medicina Tradicional Amazônica é entendida como um conjunto de saberes e práticas utilizadas pelas populações que vivem na Amazônia, na prevenção, tratamento e cura de doenças físicas, mentais e espirituais. Este estudo tem como objetivo analisar a inclusão da medicina tradicional amazônica na formação inicial de enfermeiros para uma assistência mais humanizada, integrativa e sustentável. Quanto ao tipo do estudo, tem-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa empírica. O lócus desse estudo será a Universidade do Estado do Pará campus XII - Santarém, tendo como participantes docentes, discentes e egressos do curso de graduação em enfermagem. Como instrumentos de coleta de dados serão aplicadas entrevistas com docentes e a coordenação do curso e questionários online com discentes e egressos, além da análise de documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Político Pedagógico. Como método de tratamento dos dados será usado a Análise Textual Discursiva. Espera-se com esse estudo o desenvolvimento de resultados acadêmicos, científicos e tecnológicos que contribuirão para o aprimoramento da formação em enfermagem.

Externo à Instituição - ROSINEIDE DA SILVA BENTES - UEPA
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO