Banca de QUALIFICAÇÃO: ANIELE DOMINGAS PIMENTEL SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANIELE DOMINGAS PIMENTEL SILVA
DATA: 20/09/2018
HORA: 14:30
LOCAL: H305
TÍTULO: MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O
ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Modelagem no ensino. Tecnologias digitais. Experimento de ensino.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais (TD) articuladas aos pressupostos
da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como principio vetor a mobilização
pedagógica de conhecimentos por parte do professor, em relação a mecanismos de ensino, possíveis de serem operacionalizados em sala de aula. Tem como objetivo investigar possíveis
relações da MM com as TD na educação escolar, para subsidiar os processos de ensino no 5 o
ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos estão relacionados com o desenvolvimento
de meios para o uso de TD com a matemática por atividades escolares, via MM e estratégias de
ensino de base tecnológica. A questão norteadora estabelece o seguinte parâmetro de inquérito:
Como relacionar a MM com as TD, tendo em vista o ensino de conceitos matemáticos?. Para
respondê-la e alcançar os objetivos, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2016), Valente (1998), Borba, Silva e Gadanidis (2016), Mazzoti (1998) e outros. Levantamento de literatura relacionada ao tema, agregando as pesquisas de Menezes (2016), Schütz (2015), Furtado (2014), Mastrela
(2014), Borssoi (2013), Ferreira (2013), Diniz (2007), Barbosa (2001). Além de instrumentos e
técnicas auxiliares de recolha de informações adicionais que versam sobre a formação de grupos
de discussão (grupos focais), observação participante e entrevistas. Essa investigação se pauta
na organização e dimensionamento de experimentos de ensino, em que as atividades foram dimensionadas a partir de uma configuração de cenários educacionais e foram direcionadas para a
produção de modelos temáticos com dois temas: I - Matemática e construção civil (construção
de plantas baixas e maquetes) e II - Matemática e arte (Construção de elementos artísticos), a
partir de TD disponíveis na escola como: geogebra, phet colorado, kahoot, tuxmath e elementos
de MM no ensino, por meio da aplicação de um projeto de intervenção para 36 alunos do 5o
ano em uma escola municipal na cidade de Santarém PA. Esses recursos digitais auxiliaram o
processo de ensino de matemática, projetando possibilidades de ensinar conceitos matemáticos
através de uma linha de investigação educacional (STEFFE; THOMPSON, 2000). Os resultados
iniciais projetam considerações sobre: encaminhamentos dialógicos proporcionados pelo
docente, ao iniciar o desenvolvimento das atividades, fornece um fator de interesse inicial sobre
as situações propostas e planejadas. Do ponto de vista tecnológico, houve um grau de interesse
significativo, quando os discentes realizaram as primeiras manipulações e desenvolvimento do
projeto temático I. Em cada etapa dessas atividades, a matemática ia surgindo e sistematizada
de forma articulada com outros assuntos ou conhecimentos, sendo possível desenvolver um
trabalho interdisciplinar, caracterizando elementos de discussão para se pensar em validar a implementação de novas metodologias para o ensino da matemática, a partir das relações entre a
MM e as TD, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externo ao Programa - 1190506 - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
Externo à Instituição - GERSON RIBEIRO BACURY - UFAM
Notícia cadastrada em: 18/09/2018 08:58