Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANNE DE SOUSA VALENTE

DATA: 05/12/2017
LOCAL: Sala H304
TÍTULO: OS SENTIDOS DE ESCRITA ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem escrita. Educação Infantil. Teoria Histórico-cultural. Atividade e Sentido
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a linguagem escrita na educação infantil e se delineia com o objetivo de analisar os sentidos atribuídos à linguagem escrita por crianças de pré-escolas públicas e particulares do município de Santarém-Pará. A pesquisa é norteada pelos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, além de apoiar-se em estudos e pesquisas recentes acerca da linguagem escrita na Educação Infantil. O trabalho de investigação corresponde a um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa, fazendo-se uso da estratégia metodológica do estudo de caso. A pesquisa de campo foi realizada em duas instituições de educação infantil, uma da rede pública e outra da rede privada, e participaram como sujeitos da pesquisa 38 crianças com idade entre 5 e 6 anos das respectivas instituições. Como instrumento para produção de dados, fez-se uso de sessões de observação e técnicas de escuta de crianças (Desenho com Estória, História para Completar). A análise qualitativa parcial dos dados sinaliza que há diferentes sentidos atribuídos à linguagem escrita pelas crianças da educação infantil. Estes diferentes sentidos são decorrentes da maneira como as professoras têm concebido e conduzido o ensino da linguagem escrita, bem como consideram as especificidades das crianças e suas infâncias.
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE