Banca de QUALIFICAÇÃO: JUÇARA DOS SANTOS CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUÇARA DOS SANTOS CARDOSO
DATA: 21/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do Lelit
TÍTULO: BIBLIOTECAS ESCOLARES EM SANTARÉM: UMA CARTOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação; formação omnilateral; Biblioteca escolar e ensino-aprendizagem
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Com base nas concepções predominantes de biblioteca e formação escolar, que indicam que a integração desses espaços dentro das instituições e sua inclusão no processo educativo colabo-ram para o ensino-aprendizagem de saberes que transcendem o senso comum e se ancoram no senso crítico e questionador da cultura científica, com papel significativo na formação intelec-tual dos estudantes. Sob esta lógica, este trabalho tem como objetivo fazer a cartografia das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Santarém, de forma a verificar sua contri-buição com a formação intelectual do aluno na perspectiva omnilateral. A pesquisa, que se insere num campo maior de investigação em linguagem e educação no âmbito do Lelit – grupo de pesquisa, intervenção e formação em leitura, escrita e literatura na escola, procurou, após a identificação das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio urbanas do município de Santarém – PA, produzir o mapeamento detalhado, com informações relativas a sua estrutura física e disponibilidade de recurso; acervo e conservação; atendimento e funcionamento. A metodologia utilizada inclui revisão biográfica e estudo conceitual sobre leitura, formação, formação omnilateral e biblioteca escolar e visita in locu, com levantamento de acervo, documentação iconográfica e conversa com o responsável pela biblioteca (fossem os que atuam diretamente nelas, fossem os que, na ausência daqueles, têm autoridade sobre elas). Trata-se de pesquisa em andamento, sendo que de um total de 31 escolas, doze foram visita-das. Os resultados preliminares apontam que todas as escolas visitadas dispõem de espaço destinado a funcionar como biblioteca, sendo que nove apresentam boas condições de uso, cinco apresentação condições precárias e uma não apresenta condições de uso. No que tange ao acervo, todas possuem acervos razoáveis e recebem livros do FNDE (livros didáticos, do professor, de literatura e dicionários). À exceção a três escolas, todas receberam acervos e estande do projeto Alvorada em 2001. Quanto ao funcionamento, apenas cinco têm profissio-nais lotados, duas nos três turnos e as demais em apenas um turno. No entanto, é possível ob-servar que a dinâmica de funcionamento das bibliotecas pesquisadas, na maioria dos casos, se restringe a atividades de empréstimo e devolução de livros. No decorre das visitas, foi possível observar, em alguma biblioteca, a presença de alunos em busca de livros de literatura. A análise aponta que, embora haja relativa consciência da contribuição desse espaço à formação intelectual dos alunos, a falta de investimento, de valorização e de profissionais têm resultado na perda de valor e funcionalidade desses espaços e, consequentemente, ocasionado limitação no aprendizado do aluno.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA - UNESP
Interno - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Externo ao Programa - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Notícia cadastrada em: 11/09/2017 14:43
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