Banca de DEFESA: NELIANE MOTA RABELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELIANE MOTA RABELO
DATA : 25/03/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Miniauditório NTB
TÍTULO:

TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: uma investigação em cursos de licenciatura integrada em matemática e física e licenciatura em informática educacional


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Superior;
Formação Docente.


PÁGINAS: 171
RESUMO:

Este trabalho apresenta considerações sobre o desenvolvimento, relacionada ao uso das
tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação universitária. A sociedade passa
por mudanças significativas, em suas diferentes dimensões, a qual projeta uma grande
influência por parte das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e, consequentemente,
desencadeando processos de comunicação alternativos e inovadores. Em particular, a
educação se moderniza, principalmente devido às mudanças e transformações tecnológicas
extremamente rápidas e dinâmicas, exigindo assim processos de ensino alternativos e
criativos, capazes de produzir uma aprendizagem satisfatória e significativa aos discentes.
Nesse sentido, os objetivos deste trabalho estão voltados para a investigação de como os
estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física e Licenciatura em
Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, utilizam (e
se utilizam) e como percebem essa utilização demostrando sua importância através do uso das
TIC objetivando sua formação acadêmica. Através dessa concepção, parte-se do princípio que
é possível inferir sobre concepções e compreensões sobre a utilização, implementação e
operacionalização de recursos tecnológicos, em turmas de graduação voltadas para a
docência. Os procedimentos metodológicos estão pautados na extração de informações, junto
a acadêmicos deste curso, através da aplicação de questionários padronizados, análise
documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), que possuam repercussões de
aplicações tecnológicas voltadas para os processos formativos, objeto do curso. As
informações obtidas, através dos instrumentos citados, serão correlacionadas com a proposta
de estudo baseada na análise de conteúdo de Bardin (2011). A amostra dos participantes foi
composta por 15 aprendizes do curso de LIMF e 14 aprendizes do curso de LIE. Quanto à
fundamentação teórica veiculada a esta pesquisa, elencamos considerações sobre o
paradigma tecnológico emergente apontados por Valente (1999; 2018) e Moran (2007; 2015),
além de pontuarmos ponderações pertinentes a concepções de formação do professor, para a
era tecnológica, discutidos nos trabalhos de Kenski (2001; 2003; 2007; 2009; 2012 e 2017);
Masetto (1998; 2010; 2013) e Zabalza (2007). Os resultados iniciais projetam diferentes
percepções dos alunos. Tais depoimentos vislumbram práticas tecnológicas ainda distantes de
sua realidade em sala de aula e que, ao professor, se tornam grandes desafios ainda na
atualidade. Há uma esperança no sentido de que possam aprender conhecimentos de forma
menos tradicionalista. Anseiam, que o docente, ao inserir nas suas aulas formas dinâmicas que
facilitem o processo de ensino-aprendizagem, permitam promover condições para que os
futuros professores em sua formação inicial construam conhecimentos sobre o uso dos
recursos tecnológicos existentes, com base em suas compreensões e que sejam capazes de associá-los a sua prática docente utilizando os recursos disponíveis, tornando-se assim um profissional que atenda as novas exigências da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Notícia cadastrada em: 22/03/2019 15:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa