COGNIÇÕES DE EDUCADORES/CUIDADORES DE INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS E HABILIDADES SOCIAIS
Atividades Lúdicas. Cognições. Habilidades sociais. Educadores/ Cuidadores
A pesquisa intitulada “Cognições sobre habilidades sociais e atividades lúdicas: um estudo com educadores/cuidadores de crianças abrigadas em Santarém” tem como lócus o Centro de Acolhimento Reviver em Santarém. Seu objetivo é analisar as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre a influência das atividades lúdicas no desenvolvimento das habilidades sociais de crianças abrigadas. Especificamente, propõe: I) levantar o perfil sociodemográfico dos educadores/cuidadores do Centro de Acolhimento Reviver; II) identificar os tipos de atividades lúdicas desenvolvidas pelos educadores/cuidadores do Centro de Acolhimento Reviver; III) conhecer as cognições da equipe de educadores/cuidadores a respeito de atividades lúdicas e habilidades sociais; e IV) analisar o conhecimento da equipe de educadores/cuidadores acerca da possível relação entre atividades lúdicas e habilidades sociais. A amostra será composta por educadores/cuidadores da casa de acolhimento Reviver de Santarém-PA. O estudo é uma pesquisa de campo do tipo exploratória e descritiva desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados a serem usados nesta pesquisa serão: questionário sociodemográfico, entrevistas semiestruturadas, diários de campo, observação e coleta de depoimentos/relatos. Os dados serão analisados mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre (2003, 2005). A fundamentação teórica apoia-se na legislação relacionada à criança abrigada e nos estudos referentes a temática. A relevância desta pesquisa está no fato de diariamente os noticiários brasileiros mostrarem a desigualdade social, exemplo disso é o abandono de crianças e adolescentes, cujos resultados estatísticos constituem grande preocupação para sociedade. Somente no Brasil são mais de 47 mil crianças e adolescentes em abrigos, segundo o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Abrigadas. Tal problemática exige das instituições responsáveis pela proteção à criança e ao adolescente melhor planejamento, organização e estrutura para atendê-los, contribuindo para seu pleno desenvolvimento, promovendo bem-estar e dignidade humana, além de seus direitos e deveres previstos na legislação vigente.