ENSINO DE GRAMÁTICA NA PERSPECTIVA DA NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, DE ATALIBA TEIXEIRA DE CASTILHO
Gramática. Ensino. Língua Portuguesa.
Esta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do projeto geral Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), cujo objetivo é fazer uma análise das gramáticas brasileiras escritas por linguistas. Como parte desse projeto maior, este estudo que ora propomos visa analisar que concepção de gramática e de ensino de gramática emerge na obra A Nova Gramática do Português Brasileiro do Ataliba Teixeira de Castilho, além de identificar, na obra de análise, o que é ensinar gramática; pra que ensinar gramática e como ensinar gramática. A metodologia será de cunho bibliográfico, leitura, fichamentos e reflexões de obras e artigos sobre o ensino de gramática, de diferentes autores especialistas em gramática, como: Neves (2011), Perini (1986), Vieira (2018), entres outros autores que servirão de aporte teórico para a análise de nosso objeto de estudo. Como resultado de nossa pesquisa, pretendemos responder às quatro questões norteadoras e mostrar o que a obra em questão contribui para o ensino de língua portuguesa.