Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE VIDAL FERREIRA

DISCENTE : GISELE VIDAL FERREIRA
DATA : 09/07/2019
LOCAL: ICED

USOS E SENTIDOS DAS TICS NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS EM IMPLANTAR A TI VERDE NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INEGRAL EM SANTARÉM

Ensino Médio. Educação Integral. Laboratório de Informática. Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Responsabilidade socioambiental. Amazônia.

Este estudo objetiva investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir para atender aos princípios da educação integral com responsabilidade socioambiental, em uma escola de tempo integral de ensino médio do município de Santarém/Pa. A implementação das TICs nas escolas estaduais de Santarém vem antecedida pela reflexão sobre um conjunto de fatores, tais como:  percepção  de Informática como disciplina e não como ferramenta de trabalho em qualquer profissão, veiculada pelo discurso docente; carência de professores com formação específica, bem como a necessária formação continuada dos docentes que estão atuando na educação básica, no âmbito das tecnologias educacionais; perfil docente para essa atividade que demanda conhecimentos de duas áreas distintas (Informática e Educação); condições de infraestrutura dos laboratórios de Informática e os desafios em implantar a TI Verde nesses espaços educativos;  implantação do ensino médio de tempo integral e suas particularidades. Essas pressuposições nos impulsionam à averiguação para saber de que maneira as TICs podem se constituir como possibilidades didáticas de ensino e de aprendizagens promotoras dos princípios de uma educação integral politécnica com responsabilidade socioambiental? E, a partir dessa problemática principal, surgem outras indagações decorrentes: qual o lugar das TICs no processo de formação humana no espaço escolar? Dentro de que perspectiva, e através de quais ações, as TICs podem contribuir com o processo formativo integral do ser humano nesse contexto? Que benefícios a TI Verde pode trazer para a conscientização da comunidade escolar acerca da necessidade de diminuir os danos ambientais causados pela ação humana? A metodologia a ser empregada é de abordagem qualitativa, descritiva, utilizando-se a pesquisa-ação colaborativa por viabilizar a reconstrução do fenômeno investigado. Realizou-se inicialmente pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa de campo, adotando-se técnicas e instrumentos de coleta de dados como: entrevista, questionário, diário de campo da pesquisadora e dos participantes da pesquisa, ficha de avaliação do desempenho dos estudantes em situação de aprendizagens e registros fotográficos. Os participantes da pesquisa são alunos do ensino médio de uma escola de tempo integral de Santarém-Pa, professores desses alunos, gestores e coordenador pedagógico dessa escola, bem como formadores do NTE/Santarém (Núcleo Tecnológico Educacional Estadual de Santarém). Os resultados estão sendo analisados, com base em Bardin (2011), a partir das categorias: (1) perfil pessoal e profissional; (2) educação integral e sustentável: concepções; (3) conhecimentos sobre TI Verde, em que estão sendo confrontados os dados coletados na pesquisa, agregando saberes e experiências, esperando contribuir para a reflexão crítica e contextualizada do objeto proposto. Como resultados parciais têm-se: a percepção dos educadores e gestores da importância do uso das TICs nos processos de ensino e aprendizagem; a necessidade de se desenvolver atividades voltadas à Educação Ambiental, já que não são oferecidas formações da Secretaria Estadual de Educação, voltadas à temática em questão; há discussão na escola sobre sustentabilidade, mas pouco é efetivado na prática; o pouco conhecimento sobre TI Verde por parte dos professores. Houve, ainda, a instalação do grupo de formação reflexiva colaborativa (GFRC) na escola lócus da pesquisa, onde estão ocorrendo debates sobre as práticas pedagógicas colaborativas; os aspectos que influenciam essas práticas; formações voltadas ao uso pedagógico das TICs, a partir das necessidades do grupo, intencionando, com a leitura e reflexão críticas das atividades realizadas, mobilizar saberes que contribuam para a transformação na atitude docente e possibilitem a práxis com responsabilidade socioambiental, unindo as TICs à formação integral do educando, numa perspectiva democrática, colaborativa e cidadã, assumindo sua responsabilidade com a sustentabilidade planetária.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA