Banca de DEFESA: ANNIE DA SILVA FARIAS

DISCENTE : ANNIE DA SILVA FARIAS
DATA : 10/10/2019
LOCAL: CAMPUS RONDON - MINIA AUDITÓRIO HA1

O Programa Mais Educação em duas escolas da rede Municipal de Ensino em Santarém - Pará: o professor como protagonista no pensar políticas públicas

Políticas Públicas. Educação Integral. Programa Mais Educação. Professor.

Esta pesquisa tem como objeto de investigação a percepção do professor acerca da implementação do Programa Mais Educação/PME em duas escolas da Rede Municipal de Ensino em Santarém-PA tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2009 a 2015. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História, Política e Gestão Educacional na Amazônia, e teve por objetivo geral discutir a percepção dos professores sobre o PME como difusor da Educação Integral na Rede Municipal de Ensino de Santarém. E, por objetivos específicos: (i) Investigar o Programa Mais Educação no âmbito de duas escolas da rede Municipal de Ensino de Santarém; (ii) discutir a implementação do Programa Mais Educação a partir da visão dos educadores das duas escolas e; (iii) apresentar o PME a partir da percepção dos professores. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas municipais selecionadas a partir de critérios previamente definidos. Como instrumentos para coleta de dados utilizamos a pesquisa documental, questionários e entrevista semiestruturada. Para a pesquisa de campo, aplicamos questionários com os envolvidos na comunidade escolar, As entrevistas foram realizadas somente com os professores, totalizando cinco participantes. O embasamento teórico da pesquisa está nos estudos de Coelho (1998, 2009), Gadotti (2009), Moll (2010, 2012, 2015), Paro (1988, 2009), Goncalves (2006) e Cavaliere (2007). Os resultados desta pesquisa se apresentam em dois momentos: a descrição do Programa Mais Educação nas duas escolas investigadas; e a apresentação e discussão do PME a partir da visão dos professores das duas escolas. As percepções dos professores entrevistados assentam-se em três categorias, que são as categorias de análise desta pesquisa, a saber: estrutura física; troca entre pares e; desenvolvimento do aluno. A pesquisa revela que apesar dos esforços por parte da gestão em fazer que o programa tivesse plena realização em suas unidades, a infraestrutura do ambiente escolar era insuficiente. A sensação de não pertencimento do PME nas escolas ficou evidente nas falas dos professores ao afirmarem que o programa estava apenas usando prédio escolar. Além disso, outro fator preponderante na pesquisa foi a ausência de organização de reuniões e formação continuada para os oficineiros e professores. O que os professores realizavam para tentarem ter um bom rendimento, mesmo que pouco expressivo, eram as trocas entre pares, ou seja, a troca de experiências e o convívio com o outro contribuía com a prática educativa. Entendemos que a formação integral engloba todos os esforços que a escola deveria promover para que sejam trabalhados os aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos do aluno, porém, os professores viam o programa mais educação como reforço escolar, quando na verdade este poderia ser uma oportunidade para o desenvolvimento integral do aluno.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interna - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA