Banca de DEFESA: PAULO VICTOR RODRIGUES MARANHÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO VICTOR RODRIGUES MARANHÃO
DATA : 02/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 319 - Unidade Amazonia
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS DE MÚSICA EM SANTARÉM, PARÁ, SOBRE A LUDICIDADE NO ENSINO COLETIVO DE MÚSICA PARA CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS


PALAVRAS-CHAVES:

práticas lúdicas, escolas vocacionais de música, crianças, docentes.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

As atividades lúdicas são presentes na vida humana desde cedo. Ainda bebê, o ser humano rapidamente
aprende a brincar, seja sozinho, quer com seus cuidadores ou com seus pares. A brincadeira, as atividades
lúdicas, tornam-se parte presente e necessária na infância. Tal qual atividade lúdica e prazerosa, a música
é presença constante na infância, embora o mesmo não se possa afirmar em relação ao ensino de música,
visto que,nem sempre é prazeroso. Nesse contexto, as escolas especializadas de música, nomeadas
também como conservatórios de música e atualmente como escolas vocacionais, possibilitam o ensino
musical para crianças, jovens e adultos. Compreendendo as atividades lúdicas como imprescindíveis à
infância e o professor de música como um dos propiciadores dessas atividades no contexto do ensino de
música, a questão que move esta pesquisa é seguinte: Quais as percepções de professores de escolas
especializadas de Santarém sobre a ludicidade no ensino coletivo de música para crianças? Para
responder a essa questão, essa pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as percepções de docentes de
escolas especializadas sobre atividades lúdicas inseridas no ensino coletivo de música para crianças de 7 a
11 anos. Como objetivos específicos: a) identificar a presença de atividades lúdicas na formação musical
dos docentes, b) averiguar a percepção dos participantes sobre o ensino de música para crianças e o papel
do professor nesse contexto e c) evidenciar as práticas lúdicas pedagógico-musicais a partir dos relatos
dos professores participantes. Participaram da pesquisa onze (11) professores de cinco(05) escolas
especializadas no ensino de música no município de Santarém –PA. Os dados foram produzidos a partir
de entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas com os professores de música. Os dados das
entrevistas foram analisados utilizando-se a técnica do DSC – Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre e
Lefèvre (2005). Os resultados estão divididos em três grandes temáticas: 1) A formação musical e a
ludicidade, 2) Percepções sobre o ensino de música para crianças e o papel do professor de música e 3) A
ludicidade nas práticas pedagógico-musicais. Os resultados relativos ao tema 1 trouxeram, mediante os
discursos produzidos, a trajetória profissional dos docentes rumo à escola especializada e a formação
musical ao longo da vida. Estiveram presentes nesses discursos os primeiros contatos com as práticas
lúdicas musicais, sendo que cerca de 9% dos participantes tiveram contato antes da graduação. Na
graduação, 63,63% dos participantes vivenciaram práticas lúdicas. O tema 2, mediante as idéias centrais
encontradas, indicou que para os participantes, o ensino de música para crianças: A. deve ser lúdico, B.
tem que ser natural, sério e usando o concreto, C. professor deve ter competências diversas e D. ter um
estilo diferente, lúdico. Em se tratando do perfil do professor, foram encontradas as idéias centrais: A. ter
vivências do lúdico e da música, B. propiciar vivências lúdicas, C. conhecer o que está fazendo, D. ter
diversas competências e E. se colocar no lugar da criança. O tema 3 versou sobre a ludicidade nas práticas
pedagógico musicais. A primeira questão abordada trouxe 4 idéias centrais sobre o tipo de práticas
adotadas: A. Práticas focadas na faixa etária, B. Práticas lúdicas, C. Ausência de práticas lúdicas e D. foco no ensino coletivo. Quanto aos recursos utilizados, foram achadas 2 idéias centrais: A. Atividades lúdico- musicais e B. Recursos pedagógicos lúdicos. Finalmente, em relação à percepção das próprias práticas pedagógicas, foram encontradas as idéias relacionadas ao aprendizado das crianças e do próprio aprendizado (Ic. A), a busca por novos métodos e satisfação com os resultados (Ic. B) e a percepção da opção pelo ensino lúdico (Ic. C). Conclui-se que a ludicidade esteve presente na formação nos participantes da pesquisa e que as práticas lúdicas ocorrem no contexto das escolas especializadas de música, segundo as percepções dos professores entrevistados. Como contribuições, espera-se que, os resultados sejam úteis no sentido de contribuírem para o aumento do arcabouço teórico de pesquisa, no que concerne ao uso das atividades lúdicas no ensino de música para crianças; bem como, ao fomento e ao aprimoramento da percepção acerca dos reflexos educacionais da inserção das atividades lúdicas no ensino de música nas escolas especializadas deste município; Santarém – PA. Além de incentivar novas pesquisas envolvendo as atividades lúdicas no ensino musical dos professores que trabalham com as crianças da terceira infância; outrossim, almeja-se que os resultados desta pesquisa possam retornar à sociedade, inspirando novos pesquisadores na área da educação musical para que a partir da contribuição sobre como as atividades lúdicas se dão no ensino de música, os mesmos possam refletir sobre sua própria prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externa à Instituição - NATHALYA CARVALHO AVELINO - IESP
Externa à Instituição - Patricia Reyes de Campos Ferreira - UEPA
Notícia cadastrada em: 29/11/2019 14:38
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