A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA
Educação Integral e de Tempo Integral. Qualidade da Educação. Gestão Escolar. Ensino Fundamental.
A pesquisa faz uma apresentação da política indutora de Educação Integral no Município de
Itaituba, no período de 2009 a 2015, a partir da implantação do Programa Mais Educação
(PME). Objetivou-se analisar o processo de implantação do PME em duas escolas do
município, buscando compreender a sua materialização no contexto escolar. Para o alcance
do objetivo aqui proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à literatura e à
pesquisa de campo, realizada em duas escolas, do município de Itaituba, onde o Programa
Mais Educação foi implantado no ano 2009, e executado até o ano 2015. Utilizou-se como
instrumento para coleta de dados o questionário, que foi aplicado aos dezessete sujeitos da
pesquisa, contemplando: duas diretoras, duas técnicas educacionais, duas coordenadoras do
PME e onze professores. As informações contribuíram para analisar e interpretar as
contradições existentes durante a implantação do Programa Mais Educação no contexto
escolar, e, assim, fomentar discussões sobre a educação integral como possibilidade para
qualidade da educação no contexto brasileiro, com especificidades no contexto da Amazônia
brasileira. A pesquisa foi de fundamental importância porque além de contribuir com o
referencial já existente, possibilita ao leitor uma reflexão de como o PME foi implantado em
escolas que não ofereciam espaço adequado para execução das oficinas, suas linguagens e
atividades propostas. A implantação do PME nessas duas escolas foi desafiadora e marcada
pela deficiente adesão ao Programa por parte dos sujeitos envolvidos, bem como pela falta
de conhecimento por parte destes, acerca da funcionalidade do projeto no âmbito escolar.
Adicionalmente, o estudo permitiu inferir sobre a necessidade de uma política de educação
integral no município de Itaituba, como elemento importante para melhoria da qualidade da
educação básica.