Leitura-escrita na pré-escola: percepções e prática de uma professora à luz da teoria histórico-cultural
Educação infantil. Pré-escola. Leitura-escrita. Teoria histórico-cultural.
A presente pesquisa, orientada no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, analisa as percepções relacionadas à leitura-escrita de uma professora da pré-escola da rede pública municipal de Santarém-PA. Destacam-se os fatores teóricos e estruturais que embasam as propostas pensadas para as crianças, os anseios e as dificuldades relacionadas a essas atividades, assim como as sintonias e distanciamentos com os consensos acadêmicos sobre o tema. Busca-se dessa forma responder o que diz uma professora de uma escola pública periférica sobre o que é o trabalho com leitura-escrita na pré-escola. Caracterizou-se como um estudo de caso, traçando um caminho que se inicia nas experiências de vida para as estruturas coletivas que formaram as percepções da professora e como esta vem praticando a leitura-escrita na sala de atividades, // a partir das minúcias e evidências de um caso será desenvolvida análise sobre a leitura-escrita na perspectiva histórico-cultural. Portanto, tem-se como estudo conceitual Vigotski e seus colaboradores. A produção dos dados se deu através da observação não participante e entrevistas recorrentes, os registros foram feitos em diário de campo, filmagens e fotografias, posteriormente analisados com o apoio do paradigma indiciário. Por ser um tema recorrente em pesquisas na área da Educação, pretende-se com os resultados trazer à tona um conjunto de reflexões sobre as funções que a leitura-escrita vem assumindo no contexto da pré-escola e o que mantém a prática encontrada, bem como fomentar a discussão de práticas pautadas no seu uso social pelas crianças. Nesse sentido, o presente estudo poderá contribuir com pesquisas correlacionadas acerca da leitura-escrita na fase pré-escolar.