Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIANA NETTO FONSECA BAPTISTA

DISCENTE : THAIANA NETTO FONSECA BAPTISTA
DATA : 22/10/2021
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

Educação em tempo integral: ações desenvolvidas na escola indígena Borari em Alter do Chão (2013-2019

Educação em tempo Integral. Escola indígena. Políticas educacionais Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de implementação dos Programas Mais Educação (PME) e Novo Mais Educação (PNME) na escola Indígena Borari de Alter do Chão, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2013 e 2019. Para a compreensão da concepção de educação integral realizou-se levantamento bibliográfico, para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica os seguintes autores: Teixeira (1928; 1958), Cavaliere (2002; 2007; 2014), Coelho (2009), Colares (2015; 2016; 2018), Guará (2006), Menezes (2007) e Moll (2010; 2012; 2019). Em seguida, elaborou-se análise documental a partir do levantamento da legislação, em âmbito nacional, com vistas a caracterizar e analisar os dois programas, compreender a concepção que esses trazem no que tange educação integral e identificar as diferenças e permanências entre os programas. Os resultados parciais da pesquisa apontam que a mudança de programas teve como consequência a transformação do foco principal de cada um deles, o PME tinha sua regulamentação centrada na promoção de uma educação com base na concepção de formação integral dos alunos conjuntamente com a expansão do tempo destinado as atividades escolares,  enquanto o PNME passou a apresentar diretrizes vinculadas a melhoria dos índices nas avaliações externas, principalmente o IDEB, por meio da priorização das habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a partir da obrigatoriedade apenas para o desenvolvimento de atividades complementares dedicadas a essas áreas do conhecimento, se sobrepondo ao caráter mais amplo dos conteúdos pedagógicos, que ficou em segundo plano. No que tange a escola Borari, percebeu-se que ocorreu modificação nas atividades desenvolvidas devido a mudança dos programas, o foco das atividades está no reforço dos conhecimentos de língua portuguesa e matemática para os alunos que apresentaram déficits em avaliações diagnósticas, o que refletiu na diminuição do número de alunos atendidos pelo PNME, bem como no fim do desenvolvimento das atividades diversificadas. (Em construção)

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES