A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO GRÃO PARÁ NO CONTEXTO DO ATO ADICIONAL DE 1834
Instrução Pública, Pará, Ato Adicional
A pesquisa analisa a situação da instrução pública na Província do Grão Pará, após o ato Adicional de 1834 até a sua interpretação em 1840, considerando o debate acerca do que o Ato Adicional representou para a educação pública do Brasil Império nesse período. As fontes elencadas para isso, são de cunho documental, tratam-se dos relatórios dos presidentes da Província do Grão Pará e da obra “Ensaios corográficos sobre a província do Pará” de autoria de Antônio Ladislau Monteiro Baena. Trata-se de uma pesquisa histórica que tem por base, teórica e metodológica, o Materialismo Histórico Dialético e seu entendimento do processo histórico ancorado nas contradições e nas lutas de classe; da pedagogia histórico-critica, têm-se, a contribuição acerca de como a educação deve ser compreendida em sua relação com o modo de produção vigente em cada sociedade. Nesse sentido, a instrução pública na Província do Grão Pará, estará sendo percebida enquanto um produto histórico, resultante das relações dos homens com o modelo de produção vigente. Considera-se, portanto, o caráter da economia brasileira, agrária exportadora baseada no uso do trabalho escravo, assim com, as particularidades apresentadas pela Província do Grão Pará, como responsáveis pelo modo como a instrução pública vai ser vista e efetivada.