Banca de DEFESA: JARLEANE GALVÃO AMARAL

DISCENTE : JARLEANE GALVÃO AMARAL
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Plataforma google meet

O CORPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II NA REGIÃO DO PLANALTO EM SANTARÉM-PA

Corpo. Corporeidade. Educação. Educação Física Escolar. Prática pedagógica.

A corporeidade é condição existencial do ser humano e nos leva a discutir sobre a relevância de sua abordagem na prática pedagógica. Esta pesquisa buscou compreender a relação entre as concepções de corpo e corporeidade dos professores de EF escolar do ensino fundamental II, da região de planalto no município de Santarém-PA, com suas práticas pedagógicas de ensino. A metodologia adotada envolveu revisão bibliográfica da produção científica sobre a temática corpo e corporeidade e pesquisa de campo. Para a produção de dados foram utilizadas questões geradoras que provocassem nos participantes concepções a respeito do fenômeno investigado. Esta pesquisa teve a participação de 11 professores graduados em Educação Física que atuam em escolas polos no Ensino Fundamental II, no planalto, no município de Santarém, estado do Pará. Para a análise, utilizou-se a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. Os resultados evidenciaram que os professores atribuem ao corpo duas concepções: uma que se configura como dualista ao fazerem dicotomia entre corpo e mente, e outra que alude à corporeidade, ainda que esta última não se apresente de forma clara e especifica nos relatos de experiências dos participantes, entretanto assinalaram elementos, traços que a caracterizam na relação do corpo com o seu entorno numa perspectiva de preparação do aluno para atuar na sociedade, relacionando as vivências nas aulas de Educação Física com a sua realidade, procurando perceber o mundo, com criticidade e cidadania.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO