O ensino de Filosofia nas escolas privadas de Santarém entre 2005 e 2020: reflexôes a partir da perspectiva docente
Educação. Ensino. Filosofia. Escola Privada.
Nosso objetivo foi diagnosticar o ensino da disciplina de Filosofia no contexto do Ensino Médioda rede escolar privada em Santarém-PA, tendo como parâmetro as perspectivas de docentes e gestores envolvidos nesse processo. A pesquisa nasce a partir da minha experiência enquanto professor de Filosofia na rede privada de ensino a as reflexões decorrentes dessa vivência. O presente trabalho parte de uma abordagem qualitativa de exploração e o fundamento teórico da pesquisa institui-se a partir de Gallo (2006 e 2012), Carminati (2004) e Severino (2010). Foi realizado levantamento junto ao banco de dados da CAPES e dos repositórios da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelas quais pudemos constatar a necessidade de fomentos de mais pesquisas relacionadas ao ensino da Filosofia na região Oeste do Pará entre 2005 e 2020. A pesquisa empírica foi realizada a partir de entrevistas estruturadas e abertasjunto a professores de Filosofia e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio que atuam ou atuaram na docência de Filosofia no contexto do ensino privado. A partir da pesquisa, pudemos constatar que o ensino da disciplina de Filosofia na rede escolar privada de Santarém é marcado por contradições e fragilidades, sendo a disciplina ainda tratada de forma secundária e estigmatizada, acarretando com isto, um processo de desvalorização do professor desta disciplina.