Banca de DEFESA: CÉLIA MARIA GUIMARÃES SANTOS

LOCAL: Plataforma digital Google Meet

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SIGNIFICADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Educação Infantil. Planejamento Escolar. Teoria Histórico Cultural

A importância do planejamento das ações pedagógicas na educação infantil, visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, é apresentado como temática central deste trabalho. No qual há de constar intencionalmente fatores básicos, como: onde se pretende chegar e as estratégias mais favoráveis para alcançar o que se deseja. Estes baseados na teoria histórico cultural, tendo como pressuposto a constituição e desenvolvimento do homem a partir de sua relação com o outro, evidenciando o papel fundamental que a escola exerce quando propõe, planeja, implementa ações e atividades buscando o pleno desenvolvimento infantil. Ressaltando que o planejamento na educação infantil é essencial para o processo de ensino, uma vez que ao planejar o professor reflete e antecipa as ações pedagógicas que realizará com as crianças. À vista disto, esta pesquisa objetivou compreender o planejamento das ações educativas desenvolvidas por uma professora de uma turma de educação infantil  no município de Santarém-PA. Investigando que concepções orientam o trabalho da professora ao elaborar seu planejamento; verificando que elementos a professora considera ao planejar (legislação, formação, orientação da instituição ou da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, prática de algum colega) e, por fim, analisando como se articulam os objetivos do planejamento elaborado pela professora e a prática desenvolvida por ela com as crianças. O estudo fundamentou-se nas ideias de Vigotski (1996), Leontiev (1978), Menegolla e Sant’Anna (2003), Ostetto (2000), dentre outros. A concretização deste estudo ocorreu através de pesquisa bibliográfica, tendo como lócus as produções de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD no período 2010-2019, das observações das ações de uma professora em um centro municipal de educação infantil em Santarém-PA e de entrevistas com a referida professora. Como resultado, constatou-se que planejar na educação infantil é desafiador e tem gerado hesitação por parte de educadores na atualidade, que o planejamento por muito tempo foi elaborado para cumprir com as exigências da escola e depois o engavetamento. Satisfatoriamente, observou-se a compreensão de que o planejamento é essencial em qualquer situação, seja do cotidiano, da vida, sobretudo na educação e especialmente à da educação infantil, dada a relevância que as atividades nesse contexto têm para com o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a atividade somente contribui para o desenvolvimento infantil quando é intencionalmente planejada, executada, avaliada e replanejada pelo professor com a finalidade de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES