Banca de QUALIFICAÇÃO: NARELLY TAVARES RODRIGUES E MELO

DISCENTE : NARELLY TAVARES RODRIGUES E MELO
DATA : 18/04/2022
LOCAL: Sala virtual (a confirmar)

CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA:

ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NATIVOS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS DE PEDAGOGIA E INFORMÁTICA EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Cultura digital; Nativos digitais; Formação de professores; Formação inicial de professores na Amazônia

A pesquisa propõe o estudo sobre a formação inicial de professores nativos digitais na Amazônia Paraense, buscando conhecer os caminhos trilhados pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e suas Licenciaturas, especificamente o Curso de Pedagogia e Informática Educacional, a fim de conhecer propostas, planejamentos, práticas, reflexões e percepções sobre a temática. Os pressupostos teóricos que embasam a pesquisa incluem as discussões sobre cultura e identidade cultural para o entendimento das concepções de cultura digital e nativos digitais, com ênfase nas contribuições dos autores dos Estudos Culturais, bem como dos demais teóricos que pesquisam as temáticas da diversidade geracional. Situamo-nos também sobre as discussões de identidade e profissão docente, assim como a formação inicial de professores no Brasil. O estudo tem como pressupostos metodológicos a pesquisa documental utilizando os documentos institucionais e pedagógicos da UFOPA e das Licenciaturas participantes da pesquisa; e a pesquisa de campo com uso das técnicas de observação participante e aplicação de questionários, entrevistas e grupos focais adaptados à realidade de atividades pedagógicas não presenciais ou atividades remotas da UFOPA, em virtude da pandemia da COVID-19. Os participantes da pesquisa são os alunos e professores dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Informática Educacional da UFOPA. A análise documental e a análise de conteúdo são os métodos utilizados para o tratamento e apreciações dos dados.

Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR