Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL LIMA FERNANDES

DISCENTE : DANIEL LIMA FERNANDES
DATA : 22/04/2022
LOCAL: Plataforma Online da Rede Nacional de Pesquisa - RNP

O USO DAS TIC COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE SANTARÉM-PA

educação, mídia-educação, cultura digital, cibercultura, letramento midiático, tecnologia e covid-19

A pandemia da Covid-19 provocou uma mudança radical em todo o setor educacional no mundo e no Brasil, por conta do distanciamento social milhares de escolas foram fechadas o que provocou profundas mudanças nos processos educacionais. Neste cenário surge em cena o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e a relação ensino-aprendizagem passa a ser mediada pelas TDICs. A presente pesquisa tem por objetivos:  investigar, em diálogo com a mídia educação, o uso das TDICs nas práticas e estratégias educativas adotadas nas escolas de ensino médio do município de Santarém-Pará, no contexto da pandemia de COVID-19, dentre seus objetivos está o de mapear as lições aprendidas da experiência dos docentes no ensino remoto emergencial, levando em conta seus significados e funções e diagnosticar as competências digitais dos docentes das escolas pesquisadas. Dentre os referenciais teóricos destaca-se o estudo da cultura digital ou da cibercultura, da relação entre educação e tecnologias, o campo da mídia-educação e dos letramentos midiáticos.

Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA