Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCLECIA PATROCINIO DE JESUS

DISCENTE : LUCLECIA PATROCINIO DE JESUS
DATA : 16/05/2022
LOCAL: Plataforma digital Google Meet

A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS DIVULGADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

Educação infantil. Escrita. Youtube. Teoria Histórico-cultural.

O presente estudo em andamento tem como tema a escrita na educação infantil: análise de materiais audiovisuais divulgados nas mídias sociais. O objetivo principal desta pesquisa é identificar e analisar os enunciados publicados no Youtube que abordem a escrita na educação infantil. Através desse objetivo, especificamente, pretende-se: identificar o público-alvo dos vídeos postados e refletir sobre os possíveis entendimentos em relação a escrita a partir dos enunciados. Para contextualizar o problema dessa pesquisa e para ampliar o entendimento sobre a escrita na educação infantil, foi realizado um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e em alguns repositórios dos programas de pós-graduação das universidades públicas, no qual é possível consultar trabalhos já defendidos. Os pressupostos teóricos do estudo estão fundamentados em Vigotski (1931, 1995/2000, 2021); Leontiev (2018), Luria (2018); Mukhina (1995); Mello (1999, 2005, 2007,2010, 2012, 2015, 2021) que trazem discussões sobre o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em relação a aquisição da escrita. Através da pesquisa empírica, realizada na plataforma Youtube, foram encontrados 78 vídeos, porém apenas 56 vídeos correspondiam ao tema. Durante o percurso metodológico, os vídeos foram enumerados e detalhados com:  título do vídeo, canal, endereço eletrônico (URL), apresentador, número de inscritos, data da publicação, número de visualizações e de curtidas, duração dos vídeos e uma breve descrição (contidas na própria página do vídeo). A pesquisa em andamento aponta resultados acerca de dez vídeos analisados. Por meio dessa análise, constatou-se que os vídeos com curta exibição são os mais acessados, esses vídeos não apresentam nenhum dado científico sobre o tema, tratam a aquisição da escrita como algo motor, não reconhecendo a criança como sujeito autônomo. Diante da breve análise, podemos concluir que a escrita na educação infantil é mais uma replicação de “propostas pedagógicas” de um canal a outro. Infelizmente, tais atividades acabam reforçando a ideia de que qualquer pessoa pode ensinar a criança a desenhar letras e formar palavras, e isso é preocupante, principalmente para âmbito educacional, que em meio a pandemia da Covid-19, vem ganhando novos adeptos em relação à educação escolar em casa – Homeschooling. À vista disso, faz-se necessária uma compreensão da escrita, para além dos seus aspectos mecânicos, como elemento cultural complexo, sendo um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS