Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANY XAVIER DE SOUSA

DISCENTE : JULIANY XAVIER DE SOUSA
DATA : 24/05/2022
LOCAL: Plataforma virtual google meet

DCNEI: REPERCUSSÕES NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS QUE ABORDAM O BRINCAR NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

Brincadeira, educação infantil, DCNEI

Considerando o brincar como principal atividade que rege o desenvolvimento e aprendizagem da criança atendida em creches e pré-escola, sendo a brincadeira parte integrante do eixo “currículo” que compõe um dos campos de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) surgindo, portanto, a necessidade de investigar este campo de estudos que é o brincar. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil um documento que traz como foco principal as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes na EI considerando os princípios éticos, políticos e estéticos que devem nortear a produção do conhecimento nas instituições, este trabalho propôs-se a investigar as possíveis mudanças ocorridas da Educação Infantil a partir do ano de implementação desta diretriz. Este documento tem o objetivo geral de compreender as repercussões da DCNEI nas produções acadêmico-científicas brasileiras que abordam o tema brincar na EI buscando destacar a concepção de brincadeira na EI a partir da análise dos artigos investigados, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil nas pesquisas, os desafios de discutir/ implementar/pesquisar/investigar a EI conforme os pesquisadores. Os estudos sobre a DCNEI e as repercussões nas produções acadêmico cientificas brasileiras está sendo realizado por meio do levantamento e análises dessas produções sobre a brincadeira na EI presentes nos periódicos brasileiros com recorte temporal que vai de 2010 a 2020. Baseado no objetivo geral desta pesquisa foi realizado um levantamento acerca da brincadeira, em estudos concluídos que resultaram em artigos científicos inspirando na escolha pelo estado da arte como método principal do trabalho.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO