Banca de DEFESA: LUCAS DE VASCONCELOS SOARES

DATA : 02/06/2022
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

A GESTÃO EDUCACIONAL: ENTRE A DEMOCRACIA E A BARBÁRIE

Gestão Educacional. Gestão Democrática. Escola Pública. Políticas Educacionais.

Diante da conjuntura de crise – política, econômica, social e educacional – ampliada com o acontecimento do golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016, o presente trabalho discute o que os estudos publicados sobre o tema da gestão democrática na escola pública, em periódicos da área de educação, revelam no período de 2016 a 2020 no Brasil. As discussões perpassam dois contextos: a busca por democracia, enquanto direito e possibilidade de emancipação social, e a condição de barbárie posta ao campo educacional, retratando os crescentes desmontes e retrocessos visibilizados. Apresenta como objetivo geral: analisar o que os estudos publicados sobre o tema da gestão democrática na escola pública, em periódicos da área de educação, revelam no período de 2016 a 2020 no Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, pautada na finalidade de mapear, compreender e discutir a produção científica do tema, projetando a questão problema no cerne da produção social (BRITTO, 2019). Utilizou-se, dentre as técnicas de coleta de dados, do levantamento teórico, análise documental, bibliometria e consulta às bases científicas. Aplicado os recortes geográfico (território brasileiro) e temporal (período de 2016-2020) e outros critérios técnicos, elegeram-se cinco periódicos qualificados, Qualis A da área de educação, como bases geradoras de dados, contemplando: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (Sudeste); Educar em Revista (Sul); Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Centro-Oeste); Educação em Questão (Nordeste); e Revista Exitus (Norte). A busca inicial nas bases de dados, realizada a partir do uso de descritores (gestão, gestão escolar, gestão educacional, gestão democrática, gestão da escola pública), apresentou um total de 131 produções veiculadas ao tema. Na aplicabilidade dos critérios de exclusão (leitura do título, palavras-chaves, resumos, problemas, resultados, pertinência ao tema), foram selecionados 33 artigos científicos. Realizada análise técnico-científica das produções, os resultados apontam que: decorre, na visão dos pesquisadores, insatisfação quanto à ideia da gestão democrática, considerando problemáticas que persistem sobre o tema, especialmente, na mecanização do processo de sua implementação; a mudança teórico-conceitual, incitada no período da redemocratização, não acompanha a ascensão do direito democrático-participativo no espaço escolar, tornando-se experiência descontextualizada; a gestão permanece sob as rédeas de condutas autoritárias e regulatórias, com práticas clientelistas de acesso ao cargo, ampla interferência governamental, enfraquecimento da participação, ausência de autonomia, relações conflituosas, etc.; o golpe de 2016, e seus rastros de maximização da crise, reforçaram o enfraquecimento da concepção democrática na gestão da escola pública e de políticas viabilizadoras deste direito, resultando em (des)ofertas de formação continuada e subsídios indutores, direcionamento de novas atribuições aos gestores educacionais, ampliação de cobranças externas e outros condicionantes que reforçam a precariedade no setor. Das alternativas de superação, enxerga-se nos movimentos oriundos do interesse comum (grêmios, associações, grupos de estudos, etc.), uma possibilidade de libertação, desde que consigam compreender-se como sujeitos ativos responsáveis pela luta e resistência. Reside a necessidade de aquisição, instrumentalização e capacitação – de teorias contra-hegemônicas – aos gestores, docentes, estudantes, familiares, etc. e o provimento de ações que projetem vivências democráticas na cotidianidade escolar, aproximando e fortalecendo o direito democrático-participativo na gestão educacional.

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 145.049.587-75 - LEANDRO SARTORI GONÇALVES - UNICAMP