Banca de DEFESA: FABIANE MOTA RABELO

DISCENTE : FABIANE MOTA RABELO
DATA : 21/06/2022
LOCAL: Ufopa Campus Rondon

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM ALUNOS SURDOCEGOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Educação Especial. Surdocegueira. Interação. Práticas Pedagógicas.

Esta pesquisa, tem por objetivo geral analisar a contribuição da Educação Especial, para a educação de alunos com surdocegueira, feito por professores da Educação Especial, da rede estadual de ensino, no município de Santarém-PA. A partir deste objetivo, responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma a Educação Especial tem colaborado para o processo de educação dos alunos surdocegos em Santarém, a partir dos relatos de professores? Trazendo também como objetivos específicos: caracterizar as formas de interação apontadas pelos professores da Educação Especial durante o processo de educação dos surdocegos em Santarém; e analisar a partir das falas dos professores da Educação Especial as práticas desenvolvidas com os alunos surdocegos. Para a execução destes objetivos, esta pesquisa inspira-se na Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski (1987; 1994; 1995; 1996; 1999; 2000) Luria (1996; 1998; 2007), Leontiev (1978; 1998), Barroco (2007; 2009), Martins (2009, 2011), Mello (2007; 2010; 2015) e Sierra (2010). Com relação aos procedimentos metodológicos, o estudo em questão pode ser caracterizado, primeiramente, como qualitativo (MINAYO, 2002). É feito um panorama das principais pesquisas já existentes e a análise de obras bibliográficas sobre o tema, através de busca realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. Foi utilizada a realização de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicado com 10 professores envolvidos no processo educativo dos alunos com surdocegueira. Foi feita análise na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com categorização, sendo duas: interação e práticas pedagógicas. Na categoria interação, os dados descritos revelaram que os professores participes da pesquisa buscam desenvolver sua interação com o aluno surdocego a partir da comunicação, utilizando sistemas de comunicação para o desenvolvimento da linguagem do aluno, depreende-se então neste contexto que o estabelecimento de sistemas de comunicação facilita a aprendizagem dos alunos com surdocegueira. Na categoria práticas pedagógicas, os relatos dos professores participantes da pesquisa mostram que eles buscam respeitar as especificidades apresentadas por seus alunos, considerando, principalmente resquícios auditivos ou visuais, aquisição ou não de uma língua, e as variadas formas interativas para o desenvolvimento da comunicação. As análises apontam que essas práticas foram desenvolvidas, em sua maioria sem o conhecimento aprofundado em relação a deficiência apresentada por seus alunos, caracterizando assim a falta de formação continuada, o que acaba por promover o risco da execução de práticas ineficientes por parte dos educadores, o que pode desencadear prejuízos no desenvolvimento do indivíduo com surdocegueira.

Presidente - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA