Banca de DEFESA: KAROLINA CARVALHO DO AMARANTE

DISCENTE : KAROLINA CARVALHO DO AMARANTE
DATA : 14/06/2022
LOCAL: sala virtual google meet

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DO PARÁ

Formação de professores. Educação das Relações Étnico-Raciais. Currículo.
Cursos de Pedagogia. Universidade Pública.

A pesquisa investiga a formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais
focando cursos de Pedagogia de quatro universidades públicas situadas no Estado do Pará
(Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA,
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA) na perspectiva da Lei n° 11.645/08 e da Resolução CNE/CP 01/2004. Busca-se desvelar: Em que medida a inclusão do Ensino para Educação das Relações Étnico-raciais no currículo dos cursos de Pedagogia dessas universidades tem contribuído para qualificar docentes para promoção de uma educação antirracista? Para isso, utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de compreender as políticas educacionais para a temática étnico-racial a partir da década de 90, seus avanços, limites e contradições por meio de um levantamento de produções acadêmicas sobre o objeto e documentos produzidos pelas instituições pesquisadas como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Além disso, realizamos a aplicação de questionários aos docentes que ministram disciplinas sobre a ERER nos respectivos cursos, com o objetivo de conhecer a formação dos docentes que ministram os conteúdos da ERER e quais suas concepções e experiências sobre a inclusão dessa política na formação de professores/as. Os resultados apontam avanços no que concerne a presença de disciplinas relativas às questões étnico-raciais, porém identificamos que o percurso de formação dos cursos busca satisfazer as demandas legais de forma periférica e protocolar, sem a incorporação nas demandas institucionais da perspectiva de uma educação antirracista.

Presidente - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Interno - 2381005 - ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO