Banca de DEFESA: IVONELY DE BRITO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVONELY DE BRITO PEREIRA
DATA : 30/06/2022
HORA: 18:30
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE SANTARÉM-PARÁ: PRÁTICAS COTIDIANAS DOS AGENTES SOCIAIS DO SETOR DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR – SERE (2003–2015)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Ensino Religioso. Laicidade. SERE.  


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Ensino Religioso na rede pública municipal de ensino da cidade de Santarém-Pará entre (2003-2015), a partir da atuação dos agentes sociais do Setor de Ensino Religioso Escolar - SERE. A relevância acadêmica e social do objeto de estudo desta dissertação evidencia-se diante do quadro político atual de discussões intensas e de ataque frontal ao princípio da laicidade no país. Esse tipo de ataque, que é historicamente persistente, tem se escancarado desde a eleição de um presidente de extrema direita, no ano de 2018, que não demonstra nenhum compromisso com a laicidade de nosso Estado. O tema em questão é gerador de fortes investidas de grupos religiosos nos últimos anos e tem mobilizado diversos pesquisadores, daí o porquê do interesse em compreendê-lo a partir da realidade educacional do município de Santarém. Com base na investigação de caráter bibliográfico e documental tornou-se possível estabelecer a construção histórica em torno da laicidade, do Ensino Religioso e do SERE. Para análise das fontes orais foi adotado o arcabouço teórico-metodológico da história oral, cuja dimensão epistemológica permite aos pesquisadores trabalhar com as reminiscências de pessoas comuns que são importantes protagonistas da história. A pesquisa de campo ocorreu de forma presencial durante os meses de novembro e dezembro de 2021 e contou com a participação de 05 professores-orientadores e da professora-coordenadora do SERE. Nesse sentido, os dados da pesquisa revelam que, a questão do Ensino Religioso nas escolas públicas locais, esteve atrelada à própria história da Igreja Católica local no decurso das últimas décadas. Constatou-se também, que o princípio da laicidade foi completamente desconsiderado, visto que uma instituição religiosa teve preferência no tratamento pedagógico dos temas relacionados ao Ensino Religioso, em detrimento das outras formas de expressões religiosas.

  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Externo à Instituição - GUSTAVO PINTO DE SOUSA - INES
Notícia cadastrada em: 14/06/2022 15:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa