Banca de DEFESA: ANDRIA RAIANE COELHO CAMPOS

DISCENTE : ANDRIA RAIANE COELHO CAMPOS
DATA : 28/06/2022
LOCAL: Santarém

FORMAÇÃO (MATEMÁTICA) DO PEDAGOGO PARA OS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Formação do pedagogo. Dialogismo. Ensino Remoto Emergencial.

A presente pesquisa propõe compreender as relações dialógicas, nas circunstâncias de um ensino remoto emergencial (ERE), na formação inicial de pedagogos que atuarão nos anos iniciais ensinando matemática. Devido às restrições geradas pela pandemia da Covid-19, a partir de março de 2020, adotou-se como estratégia de coleta de dados o uso das ferramentas e de recursos de ambiente virtual. A partir de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, à luz do dialogismo discursivo de Bakhtin (2003) e de estudos de pesquisadores como Fiorin (2018), Baverl (2014), Gatti (2011), Esteve (2002), Libâneo (2000), Barboza (2011), Tardif (2002, 2014), Lima (2011, 2013), entre outros busca-se compreender essa “nova forma” de interação entre educador e educandos, precisamente, na formação de pedagogos a fim de verificar contribuições e lacunas nessa forma de ensino remoto para a prática dos professores em formação inicial. O corpus de pesquisa é formado por episódios que foram extraídos entre as oito aulas gravadas em vídeo no espaço do ensino remoto emergencial, com uma turma de 2017, do curso de licenciatura em Pedagogia da UFOPA. Os três primeiros episódios possuem falas transcritas a partir do material gravado em áudio e vídeo durante a realização das aulas online. O 4ª episódio possui recortes de textos produzidos pelos próprios licenciandos participantes dessa pesquisa. As etapas ou níveis de análise formam a sequência descrição-transcrição-interpretação-síntese. A estrutura dessas etapas de análise tem como base o trabalho de Barboza (2011). Os resultados sugerem que a prática, na formação remota, tende a distanciar as relações dialógicas entre professor-aluno, devido às dificuldades na adaptação das tarefas didáticas e dos próprios estudantes de pedagogia dentro do ambiente das aulas online, demonstradas na fragilidade de iniciativas de diálogos para uma formulação coletiva de debates, aspectos essenciais no meio acadêmico. Assim, as reflexões dos episódios dialógicos dentro do ERE na formação inicial desses pedagogos, dentro desta pesquisa mostram a urgência de se considerar que os projetos educacionais precisam ser melhores concebidos de forma que dê conta de preparar esse licenciado para as expectativas que se têm, a fim de evitar comprometimento da qualidade do ensino, os quais influenciaram no seu modo de conceber a Matemática na Educação Básica.

Presidente - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA