Banca de DEFESA: FRANCIELLEN TAPAJÓS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIELLEN TAPAJÓS RIBEIRO
DATA : 27/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO:

CORAÇÃO DE ESTUDANTE, HÁ QUE SE CUIDAR DA VIDA, HÁ QUE SE CUIDAR DO MUNDO: O CORPO, A CORPOREIDADE, ALUNOS DE ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - TAMU JUNTO!


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Corpo. Corporeidade. Educação Física escolar. Ensino Médio.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

A etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio, é considerado o momento em que o estudante pode refletir a respeito de sua identidade, a relevância da escola, de todas as suas experiências vividas neste ambiente educacional, em especial, aquelas que estabelecem relação com sua formação enquanto ser humano, para além dos conteúdos próprios da Educação Física. Além disso, deve promover o desenvolvimento de uma postura crítica e autônoma aos seus educandos diante dos embates da vida, fomentando uma conduta emancipatória ao exercício da cidadania. Uma das questões importantes neste cenário formativo, é motivar as reflexões sobre o corpo desde a educação básica. Por esse motivo, esta pesquisa objetivou compreender a concepção de corpo de estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém, e sua relação com a abordagem da corporeidade nas aulas de Educação Física no contexto educacional amazônico. Para tanto, o escrito fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, pautada no fenômeno corporeidade, mediando-se por autores que evocam a temática. Acerca da produção dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com vinte e quatro perguntas fechadas e uma entrevista com três questões geradoras respondidas pelos discentes. Para análise dos dados obtidos, foi usada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Deste modo, quatorze estudantes responderam ao questionário sociodemográfico e onze destes participaram da entrevista, todos na faixa etária entre 15 a 18 anos. Com efeito, constatou-se que a compreensão de corpo dos estudantes pesquisados, variam entre a concepção de corpo baseado em um ser ativo, que se relaciona consigo, com os outros e seu entorno produzindo cultura, e o entendimento voltado ao modelo cartesiano no qual emergiu o corpo-objeto no discurso dos adolescentes, caracterizado como um espetáculo estético e maquínico em que se admira a perfeição e a beleza imposta pela aparência. Quanto às concepções atribuídas ao corpo nas aulas de Educação Física, encaminharam-se para uma ideia de corpo cansado que se degenera pela inatividade, com pouca reflexão de movimento intencional, subserviente aos padrões motores repetitivos que visam apenas o desempenho e condicionamento físico. Acerca das concepções de corpo e a adolescência, identificou-se que os alunos se percebem em transformações, e para eles isso é bom, vislumbrando uma corporeidade sensível em meio às mudanças em seu mundo-vida. Em síntese, considera-se que ao descortinar a compreensão de corpo/corporeidade, oriunda dos adolescentes no Ensino Médio, é possível contribuir para o reconhecimento de um ser humano em sua totalidade. Por consequência, evocar a temática se apresentou relevante, até o momento, pelos escassos estudos a respeito do corpo e do fenômeno corporeidade na educação, Educação Física escolar e em espaços de formação humana e acadêmica na região amazônica.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Externo à Instituição - WAGNER WEY MOREIRA - UFTM
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 09:46
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